Saúde

Prevenção de dores e doenças por meio da saúde integrativa

"Erro é acreditar que tratamento e prevenção é feito pela indústria farmacêutica", diz especialista em saúde integrativa

Foto: Divulgação
Microfisioterapia é um tratamento, que também pode ser utilizado como prevenção de doenças, que consiste em cuidar do paciente por meio da terapia com toque. 

Para entender o que é e como usar saúde integrativa, pensem em uma reunião de técnicas e tratamentos que, além de tratar dores e doenças, entendem as necessidades únicas de cada paciente para trabalhar consciência e prevenção. Parece muito bom, não é mesmo?

Segundo o fisioterapeuta especializado em saúde integrativa, Sérgio Bastos Junior, que atua com técnicas como Microfisioterapia e PSYCH-K para descobrir as causas reais de dores e doenças crônicas, a união de processos e tratamentos pode ser o melhor caminho para conquistar uma saúde completa, que não apenas elimine o que incomoda no momento, mas que evite novas necessidades. Estamos falando de consciência e prevenção, duas palavras que evitam muita dor de cabeça”, lembra ele.

Foto: Biointegral Saúde
Fisioterapeuta especializado em saúde integrativa, Sérgio Bastos Junior. 

A questão da saúde integrativa é observar o paciente como um todo, desde a sua rotina até os alimentos que consome, passando pelo sono, pelas relações sociais e com o próprio corpo. “Somos seres integrais”, explica Sérgio, “por isso mesmo, quando tratamos isoladamente alguma dor ou sintoma, estamos esquecendo das implicações desse fato em outras partes do nosso corpo e da própria vida”, disse Sérgio. 

Para o fisioterapeuta, a saúde integrativa vem nos devolver algo que esquecemos nas últimas décadas, com o boom de medicamentos para todos os tipos de “problema”, a prevenção: “uma saúde que evite a dor é o futuro. Resgatar o que já conhecemos sobre a natureza humana, como a forma de nos relacionarmos com as emoções, os alimentos menos industrializados, uma rotina menos estressante, tudo isso faz parte de buscar uma saúde integral”.

Sérgio emprega tratamentos que são totalmente personalizados para cada paciente: “uma simples dor na coluna, que afeta tantas pessoas nos dias de hoje, pode ter diferentes causas para cada um de nós. Entender de onde vem a dor e o que precisa ser modificado na vida do paciente para que ela não volte é tão importante quanto eliminar essa dor”, explica o especialista.