Saúde

Saúde na Hora: UBS's no estado atuam com horário estendido

População terá mais flexibilidade no acesso aos serviços ofertados nas unidades de saúde da Atenção Primária

Foto: Rômulo Serpa/MS

Lançado em maio pelo Governo Federal, o Programa Saúde na Hora já conta com a participação de 1.387 Unidades de Saúde da Família (USF) que se comprometeram a estender o horário de atendimento à população em 220 municípios de 24 estados e DF. 

A iniciativa amplia recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades para o período da noite, além de manterem as portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos finais de semana. Até então, a maior parte das 42 mil USF em todo o país funcionam por 40h semanais.

Foto: Ministério da Saúde

Atuam nessas unidades 5.335 Equipes de Saúde da Família e 1.893 Equipes de Saúde Bucal, cobrindo aproximadamente 18,4 milhões de brasileiros. Com a medida, a população terá mais flexibilidade no acesso aos serviços ofertados nas unidades de saúde da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, consultas pré-natal, triagem neonatal, entre outros procedimentos.

Cada equipe que atua nessas unidades é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além de profissionais de saúde bucal, como cirurgiões dentistas e técnicos de odontologia.