De acordo com a veterinária Camilla Matias, o nome é utilizado por ainda ter causas desconhecidas, porém nos felinos é utilizado para denominar as alterações do trato urinário. Também conhecida por DTUIF (doença do trato urinário inferior dos felinos) ou por cistite idiopática felina. A doença abrange diversos sinais diferentes e que estão correlacionados a desordens sistêmicas que refletem na uretra e bexiga desses animais.
Entre os sinais mais comuns, podemos citar hematúria (presença de sangue na urina), dificuldade de fazer xixi (o felino passa a urinar em vários locais diferentes), além de sentir dor, lambedura da região peniana é frequente, obstrução da uretra por tampões (plug) ou cálculos urinários.
A veterinária alerta, que o atendimento tem que ser emergencial e a demora pode causar uma série de complicações e até a morte do animal.
Tratamento
O tratamento vai depender principalmente das alterações e complicações que cada paciente apresentar. Se o felino apresenta algum dos sinais citados não espere, leve ineditamente para atendimento veterinário.