Saúde

Saúde realiza campanha que combate doenças sexualmente transmissíveis

Testagens rápidas serão oferecidas a população para identificação de sífilis, Aids e hepatites

Foto: Divulgação / Pexel
Além de detectar a doença, as pessoas vão ser orientadas sobre a prevenção e os tratamentos gratuitos oferecidos pela prefeitura. 

Na sexta-feira (18), ocorreu em Linhares a Campanha de Detecção da sífilis. O objetivo é intensificar ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce da doença. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde, também vai ofertar exames para detecção da Aids e hepatites B e C.

A ação acontece na Unidade de Saúde do Centro, de 8h às 16 horas. No mesmo dia, a campanha também se estende em todas as unidades de saúde do município com intensificação de orientações e realizações de exames.

“Durante todo o dia vamos realizar testagens rápidas das infecções sexualmente transmissíveis, como hepatites B e C, HIV e sífilis. Além de detectar a doença, vamos orientar sobre a prevenção e os tratamentos gratuitos oferecidos pela prefeitura e ainda encaminhar os pacientes, caso necessário. É bom lembrar que o cidadão pode procurar US mais próxima da sua casa para realizar os exames e receber orientações sobre a Sífilis”, destacou Laura Feu, referência técnica de Programa do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps).

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, falou sobre a campanha. “Outubro é um mês onde intensificamos diversas ações de saúde. O outubro rosa reforça a prevenção ao câncer de mama e o outubro verde intensifica os cuidados com a sífilis. Nossa equipe da saúde tem realizado diversas ações com intuído de promover a saúde dos cidadãos e isso é algo muito importante. Falamos de prevenção, de diagnostico precoce, buscando sempre evitar a doença mas também tratá-la quando for necessário”, reforçou.

Sífilis

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST), e a sífilis congênita pode ser transmitida em qualquer momento da gravidez. Entre as graves complicações da sífilis estão aborto espontâneo, natimorto, parto prematuro, má-formação do feto, surdez, cegueira, deficiência mental e óbito neonatal. O Dia Nacional de Combate a Sífilis é comemorado em 19 de outubro.