Ainda existem pessoas que não se sentem confortáveis em falar sobre sexo e muitas dúvidas acabam surgindo a respeito deste universo. A prática sexual faz bem para a saúde e nesse sentido, é importante que as pessoas não se sintam receosas em perguntar, questionar e descobrir o seu corpo.
E um dos problemas mais comuns nos relacionamentos é a falta da libido, principalmente após a vinda dos filhos. A ausência do desejo sexual pode ser uma das causas de desarmonia do casal. Para não deixar que isso ocorra no seu relacionamento, a ginecologista e obstetra, Lorena Baldotto preparou algumas dicas para ajudar a melhorar a libido.
– Tenha um sono reparador, dormir bem te ajuda em várias funções do seu organismo;
– Evite situações de stress no dia a dia (como se isso fosse muito fácil né gente? Mas tente diminuir funções e sobrecargas);
– Pratique exercícios físicos regularmente, são ótimos para melhorar a liberação de endorfinas e a disposição;
– Procure sair da rotina;
– Se alimentem bem, evitando também o excesso de bebidas alcoólicas e tabaco;
– Mantenha um diálogo com seu parceiro ou parceira – esse é o tópico mais importante se o relacionamento não vai bem e muito comum essa queixa de libido estar baixa;
– Se ame mais, se toque e se imagine em situações prazerosas. Você pode utilizar livros ou filmes para ajudar a estimular a sua imaginação.
Em alguns casos, a falta de libido pode estar relacionada ao uso de anticoncepcionais, alterações hormonais, problemas psicológicos ou mesmo a algumas doenças, por isso é importante detectar qual é o seu caso. Um médico da sua confiança vai te ajudar a identificar o problema e também, a trata-lo.