Saúde

VÍDEO | Médicas tiram dúvidas sobre menopausa, reposição hormonal e laser íntimo

Episódio do videocast aborda questões ligadas ao envelhecimento da mulher, como os calores que fazem perder o sono depois dos 40 anos e o declínio hormonal

Neste episódio do videocast Se Liga, Mulher, a jornalista Izabel Mendonça recebe as médicas Cecília Figueira, especialista em pediatria e oncologia, e Fabiana Patrão, ginecologista especializada em uroginecologia e disfunção do assoalho pélvico. 

As profissionais deram informações importantes sobre os primeiros sinais da menopausa, laser íntimo e reposição hormonal. 

Calor e suores noturnos na casa dos 45 anos que fazem perder o sono? Estes são alguns dos sintomas do período de transição da menopausa, que é quando se esgota o estoque de óvulos da mulher.

“A menopausa tem uma variedade muito grande de sintomas. Às vezes tem uma mulher que sente uma coisa, já outra sente tudo ou outra não sente nada. Há quem alegue que seja um excesso de demanda e fica lá, com excesso de fadiga, decorrente de sintomas de declínio hormonal. E isso não começa quando a gente para de menstruar. Ele se inicia alguns anos antes”, explicou Fabiana Patrão.

Essas questões permeiam o envelhecimento da mulher, conforme destaca Cecília Figueira.

“É legal chegar lá (a uma idade avançada) saudável, podendo andar. Todas essas questões passam pelos hormônios, mas também passam pelos hábitos de vida. Com toda reposição, com toda tecnologia que a gente possa oferecer, é muito triste atender uma pessoa de 40 anos com pré-diabetes”, disse.

Outro tema de interesse feminino é o laser da região genital, considerado de complexidade simples, sendo rápido e praticamente indolor. Ele ajuda a melhorar uma série de problemas, como incontinência urinária, por exemplo.

Foto: SE LIGA MULHER

As profissionais tiraram dúvidas sobre esses temas que são importantíssimos para as mulheres.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para proporcionar um espaço destinado às mulheres, onde as preocupações, conquistas e desafios possam ser abordados de maneira franca e enriquecedora, o jornal online Folha Vitória lançou o Se Liga, Mulher.

Videocast sobre vários temas do universo feminino

Com 18 episódios já gravados, o formato do videocast é uma conversa descontraída, onde questões delicadas são abordadas com leveza e autenticidade, sem tabus.

Leia também: VÍDEO | Especialistas apontam desafios para mulheres que vivem no exterior

Além disso, o programa também dá espaço a um casal LGBTQIA+ para discutir questões relacionadas aos relacionamentos.

Leia também: VÍDEO | Violência contra a mãe dentro de casa motiva mulher a se tornar policial

Izabel Mendonça, que tem uma carreira sólida de 21 anos no jornalismo, já foi apresentadora de TV, idealizadora do primeiro Instagram voltado para mulheres acima dos 50 anos e escritora, conduzirá as conversas de maneira sensível e profunda.

Leia também: Se Liga, Mulher: videocast fala sobre evolução e nova geração de mulheres

Além do videocast estar disponível no Youtube do Folha Vitória, o programa pode ser consumido como podcast no Spotify do programa Fala ES.

Se Liga, Mulher também terá coluna

Além do videocast, a coluna Se Liga, Mulher estreará em breve, contando com a contribuição de especialistas em diversas áreas, que vão escrever sobre diversas temáticas.