Saúde

Secretária de Saúde orienta grupos de risco do coronavírus em Guarapari

Idosos e gestantes devem tomar cuidados especiais para evitarem o contágio da doença

Foto: Hamilton Garcia
Alessandra Albani, secretária municipal de Saúde.

Em uma coletiva de imprensa, realizada na manhã de hoje (17), a Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), emitiu orientações aos idosos e gestantes, que são grupos de risco, por estarem mais suscetíveis a complicações caso ocorra o contágio por coronavírus (COVID-19).

Segundo Alessandra Albani, secretária responsável pela pasta, grávidas, a partir do sexto mês de gestação, devem trabalhar em home office pelo período de 14 dias, a fim de reduzirem as chances de contágio pelo vírus. A mesma orientação é dada aos idosos, com 60 anos ou mais, que possuem maior vulnerabilidade à doença.

Ainda de acordo com a secretária, indivíduos diagnosticados com síndrome gripal devem permanecer em isolamento domiciliar e evitar a circulação pelo município. Além disso, é imprescindível que os moradores colaborem para o funcionamento do sistema de saúde. “Não é recomendado que a população busque unidades de saúde ou o Pronto Atendimento para casos de coriza e resfriado, porque isso irá sobrecarregar o sistema”, disse.

A secretária de Trabalho, Assistência e Cidadania, Breila Mardegan da Silva, afirmou que, para que os idosos permaneçam seguros, o Recanto dos Idosos irá restringir as visitas durante este período de contenção da propagação da doença.