O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, afirmou que a situação de malária no Espírito Santo está controlada. O último boletim de casos positivos, enviado pela secretaria nesta segunda-feira (13), contabiliza um total de 120 casos, 24 deles em Barra de São Francisco e 96 em Vila Pavão, incluindo uma morte.
Todos os casos estão concentrados na região noroeste do estado. De acordo com a secretaria, a maior parte dos infectados já foi identificada e o problema é considerado controlado pelo órgão.
Além do monitoramento das áreas de risco, a secretaria afirma que os profissionais da rede de saúde foram capacitados para o rápido diagnóstico da doença.
Veja a evolução dos casos até hoje:
Neste fim de semana chegaram novos kits com 500 testes rápidos de malária, e uma remessa de medicamentos enviada pelo Ministério da Saúde, suficientes para tratar 350 pacientes. Não há nenhuma suspeita de caso na Grande Vitória.
A malária é uma doença grave que pode levar a morte, mas ela tem cura e tratamento. Basta buscar atendimento médico o mais rápido possível.
Com informações de Fernanda Batista