A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe está caminhando para os últimos dias de imunização. Dividida em três etapas, desde o dia 23 de março esta campanha tem aplicado doses da vacina em idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.
Contudo, em virtude do cenário de pandemia e da necessidade de muitos profissionais continuarem trabalhando durante este período, a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe também vai abranger novos públicos.
Inicialmente, o público-alvo desta etapa, que terá início em 16 de abril, imunizaria portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (mediante comprovação médica). De acordo com o Ministério da Saúde, os novos integrantes a serem os principais imunizados nesta fase são os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e os portuários.
A Secretaria de Vigilância em Saúde de Domingos Martins afirma que este novo grupo de profissionais da segunda fase da campanha devem ser imunizados independente do município de residência. Os motoristas de aplicativos e táxis não estão contemplados nesta etapa de imunização.
Terceira fase da campanha
A terceira fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe abrange os professores do ensino básico ao superior, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e adultos de 55 a 59 anos. Esta etapa de imunização terá início no dia 9 de maio.