Saúde

Selênio presente no ovo melhora o sistema imune prevenindo doenças

Estudo comprovou que consumir um ovo por dia aumenta a densidade ótica, gerando ação protetora para os olhos

Foto: Divulgação

O consumo de ovos tem um papel de destaque na saúde dos olhos e importância fundamental para o bem-estar, e a manutenção da qualidade de vida das pessoas. Alguns estudos realizados mostram que o consumo de cerca de um ovo por dia aumenta a densidade ótica e, portanto, possui uma ação protetora dos olhos, evitando doenças oculares, como a degeneração macular relacionada à idade e a catarata.

O ovo é um alimento que contém vários minerais como cálcio, ferro, zinco, fósforo, potássio, magnésio, sódio. Possui também uma quantidade expressiva de selênio.

A nutricionista Lúcia Endriukaite, esclarece a população sobre as propriedades nutricionais do ovo. Lúcia ressalta que o selênio desempenha importantes funções biológicas como antioxidante, formação nos hormônios tireoidianos, síntese de DNA, fertilidade e reprodução.

“O selênio tem poderosa ação antioxidante modulando a produção de mediadores inflamatórios e moléculas de adesão. Existem evidências positivas sobre a participação do selênio no controle glicêmico e ele ainda é fundamental na regulação da tireoide. Outro ponto importante é que o selênio atua na manutenção e integridade de membrana celular melhorando o sistema imune”, destaca. 

O selênio é encontrado nos alimentos, na forma inorgânica como selenito, selenato ou na forma orgânica como selenometionina e selenocisteína.

Mas apesar de ser um elemento fundamental para o organismo, a concentração de selênio nos alimentos é variada porque depende da quantidade de selênio presente no solo.

Neste sentido, o selênio contido no ovo é melhor absorvido e a presença de vitamina E na composição da gema favorece ainda mais sua absorção.

Lúcia Endriukaite explica que estudos apresentam evidências de deficiência na ingestão de minerais antioxidantes, que pode estar relacionado ao baixo consumo de alimentos com selênio.

As recomendações nutricionais de selênio para adultos a partir de 19 anos variam de 45 mcg a 55 mcg (1 mg é 1000 vezes maior que 1 mcg). Mas fique atento: o excesso tóxico ao organismo e o limite máximo de ingestão é de 400 mcg.

Um ovo possui aproximadamente 15mcg de selênio e representa 33% das necessidades diárias de um adulto. Além disso, o ovo é um alimento fonte de proteína, possui em sua composição vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K), vitaminas do complexo B, carotenoides luteína e zeaxantina, além de minerais, que fazem dele um alimento completo.