Saúde

'Senti coceira e ardência': banhista tem pele queimada após nadar em praia

Suspeita é que lesão tenha sido causada por manchas de óleo, em praia no sul da Bahia

Foto: Divulgação

As manchas de óleo avançam pelas praias do Brasil. A recomendação para banhistas e voluntários (que estão ajudando a retirar o óleo das praias) é para se protegerem totalmente e evitar ao máximo entrar em contato com o óleo. 

Todo cuidado é necessário, porque os especialistas afirmam que o óleo pode desencadear doenças respiratórias e da pele, mesmo que para isso, seria necessário uma exposição prolongada para levar à problemas mais graves. 

Caso 

O turista Anderson Gabriel, 38, apresentou manchas no corpo após ter nadado na praia de Corurupe, em Ilhéus, no sul da Bahia, atingida pelo vazamento de petróleo. Ele chegou a afirmar, em entrevistas, que nadou por 40 minutos e que saiu da água após sentir coceira e ardência. Um das suspeitas, além da reação ao óleo, era queimadura por água-viva.

Para identificar se a queimadura foi causada pelo óleo ou pela água viva, o dermatologista Egon Daxbacher, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que é preciso verificar o formato da lesão. “As lesões causadas por água-viva ficam com o formato do animal ou do tentáculo. Nesse caso, teria que ser uma água viva gigante”, afirma.

O cirurgião plástico Marco Almeida, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, acrescenta que o veneno da água-viva causa uma dor muito intensa no momento do contato com a pele, o que difere do depoimento do turista.

O que o óleo pode causar? 

O petróleo pode causar dermatite de contato, inflamação na pele proveniente de uma alergia. A dermatite deixa a pele avermelhada e coça. O dermatologista diz que dificilmente arde.

Almeida afirma que, dependendo do tempo de exposição e área de contato, o óleo pode agredir partes mais profundas da pele, causando bolhas. Isso acontece porque o petróleo possui componentes que dissolvem as proteínas da membrana das células da pele. A reação é parecida com a de queimadura química.

O turista relatou que tentou tirar o óleo do corpo, mas não especificou se utilizou algum produto. “Na praia eu não vi óleo, mas quando cheguei em casa que eu fui tomar banho, começou a sair uma água escura do corpo e a bucha ficou muito oleosa”, relata Gabriel.