Até o próximo sábado (16), usuários que passarem pelo Terminal de Laranjeiras, na Serra, terão a oportunidade de fazer o teste rápido para detectar hepatite. A ação faz parte de uma campanha contra a doença.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Os testes rápidos são gratuitos e têm o objetivo incentivar o diagnóstico precoce das hepatites virais, com resultados disponíveis em cerca de 20 minutos. As campanhas de oferta de testes para a descoberta dessas doenças serão promovidas pelos próximos meses, seguindo até fevereiro de 2024.
Os trabalhos começaram nesta quarta-feira (13), das 15h até as 20h e continuam até sábado (16), das 8h às 13h. Mais de 2,7 mil testes rápidos serão disponibilizados ao longo da campanha e a expectativa é atender aproximadamente 900 pessoas a cada evento.
LEIA MAIS: Brasil tem 750 mil casos de hepatites virais registrados
Hepatite C tem cura
É fundamental destacar que a hepatite C pode ser tratada com sucesso, sendo sua prevenção alcançada através do uso de preservativos em atividades sexuais e da evitar a partilha de objetos contaminados.
No caso da hepatite B, existe tratamento disponível para evitar seu desenvolvimento crônico, e a prevenção eficaz é viável através da imunização por meio da vacinação.
Conheça os sintomas da doença
Entre os principais sintomas da hepatite C estão:
1. Vômito;
2. Náusea;
3. Febre;
4. Pele amarelada (icterícia);
5. Mal-estar geral;
6. Dores musculares
LEIA TAMBÉM: Hepatites virais: saiba como prevenir e diagnosticar a doença