Saúde

Serviços gratuitos para a prevenção do câncer de próstata no Sul do Estado

Campanha será realizada em Cachoeiro e irá oferecer exame de PSA e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e corte de cabelo, entre outros

Foto: PMCI

O Novembro Azul é uma campanha para prevenir e combater o câncer de próstata. Muitas ações voltadas para a saúde do homem são realizadas durante o mês, em todo país. No Espírito Santo, quem protagoniza a oferta de serviços gratuitos prestados a população, neste sábado (24), é o município de Cachoeiro de Itapemirim. 

O Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, fará agendamento de 100 exames de PSA, que, a partir da análise do sangue, auxiliam no diagnóstico do câncer de próstata. Os serviços serão oferecidos das 7h às 11h.

Poderão solicitar o exame de PSA homens a partir de 40 anos. É preciso apresentar cópias de CPF, identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, além de telefone para contato. O exame será realizado por laboratórios conveniados no município.

No evento também serão oferecidos corte de cabelo, vacinação, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, aferição de pressão e exame de glicemia. E os que fizeram agendamento prévio no Centro de Saúde serão atendidos em consultas com urologista, clínico geral, nutricionista, psicólogo, dentista e exames de raio x.

“Com essa ação, entraremos na última semana da campanha Novembro Azul. Convidamos os homens a participarem das atividades de mobilização, que também estão sendo feitas nas unidades básicas de saúde, com ênfase na prevenção de doenças masculinas e, principalmente, no diagnóstico precoce do câncer de próstata”, convoca a secretária de municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Oportunidade para atualizar cartão de vacinação

Neste sábado, o Centro Municipal de Saúde também vai oportunizar a atualização do cartão de vacinação para todas as faixas etárias.

Das 8h às 12h, estarão disponíveis as vacinas contra HPV (para meninas de 9 a menores de 15 anos e meninos de 11 a menores de 15 anos), Meningite (para meninas e meninos de 11 a menores de 15 anos), febre amarela (maiores de 9 meses), Hepatite B, além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola; até 49 anos), dupla ou DT (tétano e difteria) e vacinas de rotina para crianças menores de 1 ano.

“É fundamental levar a carteira de vacinação. Importante salientar que há uma lei estadual que exige o cartão de vacinação atualizado para efetivação da matrícula de alunos da rede pública e privada. Portanto, estamos realizando essa ação em um sábado, também, para que os pais que não têm tempo durante a semana possam aproveitar a oportunidade para levar os filhos para vacinar”, ressalta a coordenadora municipal de Imunização, Horminda Gonçalves.