Representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) e da Vigilância Sanitária Estadual se reuniram, na manhã deste sábado (11), com técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das Vigilâncias Sanitárias Municipais de Vitória e da Serra, para discutir questões relacionadas aos profissionais da empresa SBN, que presta serviços para a Petrobrás, e que estão com casos confirmados e suspeitos da Covid-19.
O encontro foi para definir alinhamentos específicos para acompanhamento desses profissionais.
O total de trabalhadores na plataforma FPSO, que fica na Bacia de Campos, mas no litoral capixaba, é de 73 pessoas, sendo cinco capixabas. Destes, três testaram positivo para a Covid-19. Dos profissionais que testaram positivo, um já estava devidamente notificado e os testes dos outros dois serão validados para, posteriormente, serem inseridos no painel de notificações do estado.
Até a manhã deste sábado (11), 34 profissionais permaneciam na plataforma, sendo que 24 atestaram positivo para o novo Coronavírus e 10 com testagem negativa. Outros 38 profissionais estão em isolamento em hotéis da Grande Vitória. Desses, 31 deram positivos e sete negativos para a doença. Outro profissional com testagem positiva está internado na enfermaria de um hospital também na Grande Vitória.
De acordo com informações da Sesa, os trabalhadores que estão isolados no hotel são monitorados diariamente por equipes de enfermeiros e técnicos de enfermagem, contratados pelas empresas.
O coordenador do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Gilton Almada, destacou que os casos da Covid-19 são de notificação compulsória e devem ser informados imediatamente no sistema, para que haja o devido controle e acompanhamento dos casos. “A notificação à Sesa não é apenas para nós contabilizarmos os números, mas é importante para que a Vigilância Sanitária vá ao local onde essa pessoa está para fazer toda a inspeção e orientação sobre os cuidados necessários”, disse.