Nenhuma na Grande Vitória

Sete cidades concentram 50% dos casos de Oropouche no ES

a Sesa destacou que o Estado do Espírito Santo possui tem cerca de 95% dos casos de febre do Oropouche do Brasil

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Sete cidades concentram 50% dos casos de febre do Oropouche registrados no estado do Espírito Santo e nenhum dos municípios é da Grande Vitória. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (26), durante coletiva da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Segundo o órgão, a concentração está nos municípios de Muniz Freire, Afonso Cláudio, Pancas, São Roque do Canaã, Colatina, Santa Teresa e Domingos Martins.

Leia também:

> Espírito Santo registra caso de dengue tipo 3

> Sesa reforça cuidados com ISTs e arboviroses no Carnaval de Vitória

> Uso excessivo de analgésicos pode agravar bruxismo e DTM

Além disso, a Sesa destacou que o Estado do Espírito Santo possui tem cerca de 95% dos casos de febre do Oropouche do Brasil.

“No ano de 2024, tivemos 5.256 casos, já no ano de 2025, até a semana epidemiológica 8, foram confirmados 4.869 casos. Apenas na semana 8 foram registrados 83 casos”, descreve.

Dengue tipo 3 foi confirmada do ES

Durante a coletiva, também foi atualizado o estado de saúde da paciente diagnosticada com a dengue tipo 3 no Espírito Santo.

A circulação do vírus foi confirmada na última sexta-feira (21) e divulgada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo (Lacen/ES).

A paciente do tipo 3 apresentou sintomas de dengue normal, febre alta, dores pelo corpo, dores nas juntas, manchas pelo corpo, e ela evoluoi positivamente. Já se encontra em casa, uma evolucaçao boa, informou o secretário de saúde, Tyago Hoffmann.

Além disso, foi destacado que a secretaria está preparada para o atendimento dos novos casos.

“Temos um treinamento. Tanto as equipes quanto os profissionais que atendem os casos. E isso tem reflexo para que tenhamos uma diminuição dos casos, mas não comemoramos, pois podemos ter novos casos surgindo”.

O que é a dengue tipo 3

A Sesa explica que o sorotipo 3 é um vírus que traz os mesmos sintomas dos outros, mas requer uma maior necessidade de vigilância.

Anteriormente, o secretário Tyago Hoffmann já havia informado que a circulação da variante preocupa o Estado por conta da possibilidade de internações por causa da doença.

Por existir uma grande parcela da população que nunca teve contato com este tipo de vírus, o número de pessoas adoecidas pode aumentar levando a um aumento também de internações. Vamos manter o monitoramento dos casos e definir ações específicas, que serão debatidas dentro do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses que instituímos recentemente, disse.

Sintomas da dengue

  • Febre alta (maior que 38°C);
  • Dor no corpo e articulações;
  • Náuseas e vômitos,
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.
Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtora Web
Produtora Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória