Saúde

Setembro Amarelo: ações de prevenção marcam mês em Marechal Floriano

Prefeitura realizará campanhas de conscientização nas unidades de saúde

Foto: Reprodução

Todos os anos, o mês de setembro é dedicado a ações relacionadas à conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo conhecido como Setembro Amarelo. Vários municípios se unem à causa e promovem atividades com o objetivo de alertar a população sobre o tema.

A fim de provocar a reflexão e trazer mais conhecimento para os moradores, a Prefeitura de Marechal Floriano realizará campanhas e ações nas unidades de saúde do município, sempre às 9h. Confira as datas e as unidades atendidas e participe:

Unidade de Saúde de Soído de Baixo
Data: 19 de setembro, quinta-feira
Horário: 9h

Unidade de Saúde de Araguaya
Data: 20 de setembro, sexta-feira
Horário: 9h

Unidade de Saúde de Bom Jesus
Data: 24 de setembro, terça-feira
Horário: 9h

Unidade de Saúde de Victor Hugo
Data: 25 de setembro, quarta-feira
Horário: 9h

Centro de Convivência do Idoso
Data: 26 de setembro, quinta-feira
Horário: 9h

Movimento Setembro Amarelo

O Movimento Setembro Amarelo foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A iniciativa surgiu com a intenção de associar a cor amarela a setembro, mês em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10).

Ao realizar as ações preventivas, a ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo em marcos do município e em quaisquer lugares, como também nas roupas, garantindo maior visibilidade à causa do movimento. Pontos turísticos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Elevador Lacerda, na Bahia, e o Estádio Beira Rio, no Rio Grande do Sul, alteram suas cores para o amarelo, em virtude da campanha.

As ações realizadas pela campanha buscam abrir espaço para falar sobre o suicídio, mas, também, para que pessoas que estejam em situações perigosas possam falar mais. O movimento incentiva a busca por ajuda para os que necessitam e a busca por ouvintes que saibam acolher a dor do outro sem pré-julgamentos.

Além de procurar por pessoas confiáveis e com quem o interessado se sinta à vontade para conversar, o CVV deixa sua linha de telefone disponível para quem quiser falar abertamente sobre as emoções. Basta ligar para o número 188.