Ter cabelos compridos é o desejo de muitas mulheres, mas nem sempre é fácil conseguir ter longas e belas madeixas. Na busca por formas mais rápidas de fazer os cabelos crescerem, é comum se deparar com muitos mitos, fórmulas supostamente milagrosas e promessas mirabolantes, que podem acabar danificando os fios.
Antes de tudo, é importante entender quando a queda é algo natural, mas dependendo de u um problema de saúde. Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é normal que caiam de 100 a 200 fios por dia. Perder mais do que isso, pode estar ligado a fatores genéticos, hormonais ou emocionais.
O ciclo de crescimento do fio dura, em média, de dois a sete anos, com um padrão de crescimento característico.
Jordana Jantorno, médica ortomolecular, explica que isso acontece porque, como quase tudo em nosso organismo, o ciclo do cabelo também apresenta uma fase de nascimento, crescimento, maturação e morte.
Mas afinal, existe jeito de turbinar o crescimento?
De acordo com a especialista, atualmente, é possível encontrar no mercado de cosméticos e beleza inúmeras alternativas. “O Led capilar é excelente para o tratamento de alopécias, queda e fortalecimento dos fios, estimulando o couro cabeludo através da luz emitida pelo capacete”.
A médica explica que é através da fotobioestimulação que os folículos capilares são ativados. Dessa forma, o cabelo cresce forte e saudável, porque é estimulado desde o bulbo, tratando condições como alopecia, queda de cabelo, enfraquecimento, entre outros.
A especialista alerta para que o tratamento de queda não seja deixado para depois, porque tardiamente é muito mais difícil de recuperar a saúde do fio.
“Não adie o tratamento para a queda de cabelo. Procure um médico especializado para um diagnóstico e tratamento correto. Quanto antes iniciado o tratamento, melhores serão os resultados”, destacou Jordana Jantorno.
Leia também: O que seu cabelo revela sobre você? Especialista dá dicas para mantê-lo saudável