Saúde

Shot para gripe: receita natural funciona? Veja benefícios e como tomar

Com a chegada do outono muitas pessoas acreditam que os resfriados podem acontecer com mais frequência; confira como prevenir

Foto: Reprodução / Instagram

As mudanças climáticas podem afetar o sistema imunológico. Muitos vírus, incluindo o rinovírus, responsável pelo resfriado comum, e o vírus da gripe, permanecem infecciosos por períodos prolongados e se replicam com maior rapidez em temperaturas mais frias. É por isso que esses vírus tendem a se disseminar com mais facilidade durante o inverno. 

Diante dos sintoma gripais, muitas receitas caseiras circulam pelas redes sociais, chás, banhos, e diversas ervas medicinais. Todos com propriedades anti-inflamatórias, o que auxilia no processo de recuperação. 

Uma influencer viralizou recententemente por ensinar um shot antigripal, confira:

Receita

Ingredientes:

• 200 gr de gengibre

• 150 gr de açafrão

• 2 limões

• 700 ml de água

• 1 pitada de pimenta

• 2 colheres de mel 

• 2 dentes de alho 

• Suco de uma tangerina ou laranja (opcional)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, bata no liquidificador e beba imediatamente. 

Como prevenir resfriados

Embora o ponto principal seja que ficar molhado e com frio não o deixa doente, existem estratégias para prevenir doenças durante todo o ano.

• Lave as mãos com frequência.

• Evite tocar seu rosto com as mãos sujas

• Se hidrate

• Faça uma dieta bem balanceada. Vegetais com folhas verdes escuras são ricos em vitaminas que auxiliam o sistema imunológico; ovos, leite fortificado, salmão e atum têm vitamina D.

• Faça exercícios físicos 

• Tome a vacina contra a gripe.

CHÁ DE ERVA-DOCE É BOM PARA GRIPE, VIROSE E AUMENTA IMUNIDADE; VEJA BENEFÍCIOS

Após recomendação de beber chá de erva-doce contra gripe, veja os benefícios, malefícios e contraindicações da bebida

Um suposto recado do diretor do Hospital das Clínicas viralizou em diversos grupos do WhatsApp. No texto compartilhado, ele realiza uma lista de recomendações à população por conta da nova gripe. São elas:

“• Fazer do álcool gel o nosso aliado

• Começar a tomar Vitamina C urgente, cuidar das crianças

• Lavar as mãos muitas vezes ao dia

• Evitar locais onde haja multidão

• Tomar vitamina C

• Comer fígado de boi

• Ingerir sucos de acerola e laranja

• Tomar chá de erva-doce duas vezes ao dia”.

O texto, que contém vários erros de português para um suposto diretor de um hospital, comenta sobre o chá de erva-doce e afirma que “tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, o remédio usado para tratar a gripe A – H1N1”.

O recado aconselha tomar o chá após as refeições como se fosse café. “Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12 horas o chá de erva-doce, pois ele mata o vírus da Influenza. É da erva-doce que é feito o TAMIFLU”, diz o aviso.

Embora o texto claramente não tenha sido realizado pelo diretor do hospital, o compartilhamento deixa o questionamento: qual o benefício da erva-doce?

De acordo com farmacêuticas entrevistadas pelo Folha Vitória, a erva-doce, frequentemente associada a problemas digestivos, possui anetol e fenchona, componentes com efeito carminativo, que exerce ação antiespasmódica nos músculos estomacais, evitando gases e cólicas.

LEIA TAMBÉM: Tish Cyrus discute o “desafio” em seu casamento com o ex de sua filha

Em entrevista ao Terra, a nutricionista e especialista em Nutrição Clínica Funcional e longevidade saudável Gisele Haiek explicou que o chá pode ter vários benefícios, mas o consumo precisa ser inserido em um contexto de vida saudável.

“Temos de frisar que o chá não vai tratar isoladamente um problema de saúde completo nem excluir impactos negativos de um estilo de vida sem cuidados básicos com a saúde”.

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE ERVA-DOCE

• Melhora da digestão e dos gases

O chá de erva-doce exerce uma ação carminativa, diminuindo a formação de gases responsáveis por inchaço e desconforto abdominal. Além disso, possui compostos bioativos que atuam de forma benéfica na constipação, cólicas intestinais e má digestão.

• Auxílio no sistema de desintoxicação

A erva-doce contém compostos antioxidantes que otimizam o processo de renovação celular, contribuindo para a digestão. Dessa forma, o chá de erva-doce se torna um aliado natural no processo de limpeza do organismo.

LEIA TAMBÉM: Excesso de vitamina faz mal? Veja sintomas e alimentos ricos em B12

• Propriedade anti-inflamatória e analgésica

O chá de erva-doce pode proporcionar alívio de inflamações e dores, especialmente em situações como dores de cabeça, resfriados, TPM e outras condições onde se busca maior conforto nos sintomas, visando um relaxamento adicional.

De acordo com a especialista, essas propriedades são ainda mais potencializadas quando combinadas com o uso do óleo essencial de erva-doce.

• Ação antiviral e antibacteriana para fortalecer o sistema imunológico

O chá também pode ser um aliado valioso para pessoas com imunidade baixa, oferecendo apoio enquanto tratam a verdadeira causa dos problemas imunológicos.

LEIA TAMBÉM: Sobrou chocolate? Saiba o que fazer com as sobras do ovo de Páscoa

• Melhora da circulação

Os compostos bioativos presentes no chá de erva-doce exercem um papel benéfico no sistema circulatório, ajudando a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares (em conjunto com outras estratégias de estilo de vida).

• Menopausa

Os compostos bioativos podem proporcionar alívio dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor. No entanto, estudos sugerem que o chá de funcho e seus óleos essenciais são mais indicados para este fim do que o de erva-doce, uma vez que são obtidos de plantas diferentes.

CONTRAINDICAÇÕES DO CHÁ DE ERVA-DOCE

Embora apresente uma série de benefícios, a especialista adverte que o chá de erva-doce deve ser evitado por indivíduos alérgicos ou sensíveis à erva-doce ou ao anis-estrelado.

LEIA TAMBÉM:Alemanha legaliza uso recreativo da maconha, mas é exceção global. Entenda

Devido à escassez de estudos científicos, crianças e pessoas com hipertensão devem evitar o consumo. O chá de erva-doce também é contraindicado para mulheres grávidas devido ao risco de aborto e para lactantes.

“É sempre bom consultar um médico e um nutricionista funcional para um melhor aconselhamento quanto ao uso de chás. Especialmente, se há algum problema de saúde em especial e uso de medicamentos, pois podem haver interações”, disse ao Terra.

COMO CONSUMIR O CHÁ DE ERVA-DOCE

Segundo a especialista, o chá deve ser feito com os frutos secos (comumente chamados de sementes).

“Usar 1 col. de café de sementes para 1 xícara (chá) de água. Assim que a água ferver, desligar o fogo e deixar amornar por 10 minutos. Na sequência, coar e beber o chá. Recomendo que não ultrapasse duas xícaras do chá ao dia e que evite tomar o mesmo chá por mais de 3 dias seguidos, é sempre bom fazer um rodízio dos chás consumidos.”

LEIA TAMBÉM: Água de cravo-da-Índia serve para que? Veja benefícios e como fazer chá milagroso

“O chá pode ser combinado com outras especiarias e gotinhas de limão ou laranja, por exemplo, para melhorar o sabor do chá e trazer ainda mais propriedades. Vale lembrar que deve ser evitado o uso de açúcares e adoçantes, ou seja, o chá deve ser consumido puro, conforme instruções de preparo.”

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.