Saúde

Simpósio debate os riscos do AVC no ES; doença é a que mais mata no Brasil

No Estado, somente no mês de julho de 2023, o Hospital Estadual Central, referência no tratamento da doença, atendeu cerca de 8 pacientes por dia com o problema

Foto: Divulgação

O AVC, Acidente Vascular Cerebral, figura como a principal causa de óbitos no Brasil além da principal razão de incapacidade entre adultos globalmente, acarretando graves consequências sociais e econômicas. 

No Espírito Santo, somente no mês de julho desse ano, o Hospital Estadual Central (HEC) referência em tratamento da doença, atendeu em média, oito pacientes por dia com o problema.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

No Brasil, no ano passado, foram registrados mais de 565 mil atendimentos por AVC na atenção primária à saúde. Com relação às internações, foram mais de 164 mil, segundo dados da secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde.

Para debater os números e os impactos da doença no Espírito Santo, começou na sexta-feira (25) e continua neste sábado (26), a sexta edição do Simpósio Capixaba de AVC. O evento é realizado pela Fundação Estadual de Inovação em Saúde iNOVA Capixaba, por meio do HEC, em Vitória, no Auditório do Espaço Sebrae.

Durante os dois dias, profissionais da área discutirão as abordagens e as terapias mais contemporâneas disponíveis.

Nomes reconhecidos na área estarão presentes. Entre eles, o membro da diretoria da Rede Brasil AVC, Octávio Pontes e a diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Maria del Carmen Bisi Molina. O secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, também participa do evento. 

LEIA TAMBÉM: Fórum no ES debate tecnologia e inovação na área da saúde