Já são 123 o número de casos confirmados de malária no Espírito Santo, sendo 97 em Vila Pavão e 24 casos em Barra de São Francisco. Deste total, há uma morte confirmada.
Os casos estão concentrados na região noroeste do estado. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a maior parte dos infectados já foi identificada e o problema é considerado controlado pelo órgão.
Investigação de malária na Grande Vitória
Nesta terça-feira (14), a Vigilância Epidemiológica de Vila Velha informou que deu negativo o resultado da primeira amostra coletada da grávida, de 25 anos, que apresentou sintomas de malária. A segunda amostra será coletada nesta quarta-feira (15).
Segundo a Vigilância, a mulher é moradora de Vila Velha e passou quatro meses trabalhando na colheita de café no município de Nova Venécia. Ela retornou para Vila Velha no último dia 11 e no dia seguinte deu entrada no PA de Cobilândia.
Outros quatro casos suspeitos também são investigados no município. O resultado da primeira amostra de todos os pacientes deu negativo, por isso, novas amostras serão coletadas também nesta quarta (15).
> Saiba tudo sobre a malária no Espírito Santo
Em Cariacica, segundo a Vigilância Epidemiológica, foi registrado um caso suspeito de malária, que está em investigação. O paciente é um homem de 38 anos, morador de Jardim Botânico.
O primeiro resultado no exame de gota espessa de sangue foi negativo para malária. O paciente esteve há cerca de um mês em Barra de São Francisco. Ele está internado em um hospital particular em Vila Velha.