A Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, confirmou na noite dessa quarta-feira (1) aumento no número de pessoas infectadas pelo coronavírus na cidade. Subiu de quatro para seis. Ou seja, mais dois casos comprovados da doença em um dia.
O município não deu muitos detalhes, mas informou que os novos casos foram “importados”. Isso significa que as pessoas infectadas tiveram contato com gente de outros lugares, já com o coronavírus, ou viajaram para fora de Linhares e contrariam a doença. Ou seja, não houve transmissão local.
No município, os três primeiros pacientes com a comprovação da doença estão clinicamente curados. Um deles é o professor da rede pública, que teve contato com um parente infectado que veio da Inglaterra; o segundo é o psicólogo Paulo Ferri, que esteve no Rio de Janeiro e depois do retorno teve sintomas da doença; e o último é um outro homem que também esteve no estado carioca.
Em Linhares, segundo o último boletim de Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 84 casos estão em investigação. Os exames são feitos no Laboratório Central (Lacen) da Sesa, o único credenciado no estado pelo Ministério da Saúde para fazer esse tipo de análise.
Sooretama
Sooretama, município vizinho de Linhares, também registrou o primeiro caso da doença. O paciente foi atendido em uma unidade hospitalar do município linharense e, por isso, a Sesa chegou a incluir o caso como se fosse da cidade. Mas, depois, a secretaria fez a correção.
No Norte do estado, quatro municípios têm casos confirmados de coronavírus: Linhares, com seis; São Mateus, com 3; Aracruz e Sooretama com uma confirmação de Covid-19 cada um.