Pioneiro no Espírito Santo, o Saúde em Fórum “Conectando quem produz Saúde” acontece em sua segunda edição nesta sexta-feira (27).
Realizado na Praça do Papa, o encontro reunirá 90 convidados para debater uma série de temas, entre eles, o papel da educação na saúde.
“O objetivo é conectar diferentes atores do setor, fomentar debates, triangulando diferentes pontos de vista na busca de diálogo, parcerias, ideias e soluções que visem à melhora da saúde da população a partir de melhorias no setor como um todo. Sua visão é ser referência na promoção do diálogo, fortalecimento de parcerias e na geração de valor para o ecossistema da saúde”, cita Alice Sarcinelli, diretora executiva do evento.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Ainda segundo a organização, é preciso ajustar um desequilíbrio, que existe atualmente, entre o abastecimento de profissionais e as necessidades dos sistemas de saúde e das populações, aprimorando a qualidade do serviço, medida pela segurança e satisfação do paciente e a qualificação profissional, tanto de nível técnico, quanto às vagas de residência.
Para o médico oncologista, doutorando pela USP/ICESP e professor de Oncologia da Ufes, Vitor Fiorin, moderador do Painel que debate a formação do profissional em saúde para o mercado atual, elencar uma única qualidade em um mundo com diversas exigências não é algo simples.
“Acredito que a principal transformação necessária é, de fato, alinhar o equilíbrio, é o profissional estar apto a exercer a competência técnico cientifica, sem nunca abrir mão da qualidade da humanização. Acho que esse é o maior desafio. O alicerce sólido deve ser o rigor cientifico e ele pode ser lapidado pelo softs skills, pela humanização e cuidado integral”, comenta.
Um outro ponto importante está diretamente ligado ao conteúdo contemplado pelas instituições de ensino superior.
LEIA MAIS: Saúde em Fórum: 2ª edição busca fortalecer negócios e formação profissional no ES
“É preciso mudar os currículos tradicionais das faculdades e incentivar o empreendedorismo. Ensinar essas novas habilidades que surgiram e ainda não são contempladas no estado”.
Vitor destaca que o evento busca a praticidade usando os debates e discussões para estimular e promover mudanças.
Os impactos das softs skills na área da Saúde
Talvez nunca tenha se falado tanto como nos últimos tempos na importância de se trabalhar e desenvolver as habilidades comportamentais (softs skills) na área da saúde. Empatia, trabalho em equipe e a comunicação interpessoal são apenas algumas delas.
Desenvolver isso nos novos profissionais é um dos desafios a serem discutidos durante a 2ª edição do Fórum.
“Estamos preocupados em como vamos elevar a qualidade da formação desses profissionais da área da saúde. Não só médicos, mas também fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem. A gente sabe que sempre existe uma demanda nessa área”, destacou Alberto Stein, que é médico especialista em transplante hepático, pós graduando em Liderança na Havard Medical School.
Alberto afirma ainda que o debate vem reforçar que profissionais de saúde bem formados acabam entregando à população uma prestação de serviço de qualidade maior.
“Existem vários gargalos, sim, em relação à formação profissional no estado. Existe hoje uma quantidade muito grande de profissionais médicos sendo formados anualmente aqui no estado. O Espírito Santo, principalmente a capital, já é a cidade que tem mais médicos por habitante no Brasil e isso não necessariamente reflete em qualidade”.
De acordo com o médico, os profissionais irão explorar o que o mercado espera e o que pode ser feito para que esses novos profissionais alcancem as novas demandas cada vez mais tecnológicas, focadas no paciente e em aspectos de liderança, por exemplo.
Fórum será exclusivo para 90 convidados
A 2ª Edição do Fórum será um evento gratuito corporativo exclusivo somente para 90 convidados.
O Fórum é correalizado pelo Senac-ES, Sebrae-ES, Rede Vitória e o Hugb, com o objetivo de conectar diferentes atores do setor, fomentar debates, trazendo diferentes pontos de vista na busca de diálogo, parcerias, ideias e soluções para o setor.
CONFIRA O QUE HAVERÁ NO EVENTO:
Manhã
09h- Solenidade abertura
*Formalização do Colegiado da Saúde: apresentação dos membros diretores.
09h30- Conferência de abertura
*Fundamentação da primeira pauta do Colegiado da Saúde: Panorama do crédito e dos serviços financeiros para o setor da saúde no Espírito Santo.
Eduardo Simões – Gerente da Unidade de Ambiente e Negócios e Acesso ao Crédito do SEBRAE ES
Patrícia Fontes – Analista da Unidade de Ambiente e Negócios e Acesso ao Crédito do SEBRAE ES
10h – Painel 1
*Formação Profissional em Saúde – entraves e perspectivas regionais
Painelistas:
Richardson Schmittel – Diretor Regional do SENAC ES
Alice Sarcenelli – Diretora Executiva do Saúde em Fórum e CEO da AS Consultoria
10h30 – Painel 2
*Formação Profissional em Saúde para o mercado atual – equilíbrio entre soft e hard skills
Moderador:
Dr. Vitor Fiorin – Oncologista e Doutorando pela USP/ICESP, Professor de Oncologia da Ufes, Co-founder The Zero Human
Painelistas:
Dr. Alberto Stein – Médico Especialista em Transplante Hepático e cirurgia robótica, Pós Graduando em Liderança na Harvard Medical School
Flávia Redivo – Jornalista, comunicóloga e consultora de profissionais
Rodrigo Miranda – Fundador da Zaitt e Shipp Delivery, conselheiro e Forbes Under 30
11h30 – Conferência Nacional
*Como AI, Token e DAO’S irão impactar o sistema de saúde do mundo
Palestrante:
Diogo Roberte – Co-founder PicPay, Capsu e The Zero Human
13h – Encerramento
LEIA TAMBÉM: Enem: o que comer antes e durante as provas? Veja cardápio