Saúde

Solidariedade: paciente internada doa cabelo para pessoa com câncer

A jovem de 24 anos, descobriu recentemente um tumor na cabeça e, quando soube que precisaria raspar parte dos fios durante cirurgia, decidiu fazer a diferença na vida do outro

Foto: Divulgação/ Sesa
Ana Karoline Ferreira Santos, de 24 anos, decidiu cortar e doar o cabelo. Ela está internada no HEC há cerca de um mês.

A queda de cabelo é algo inevitável durante o processo de quimioterapia e isso mexe muito com a auto estima da mulher, porque os fios são sinônimo de vaidade e beleza para muitas pessoas. O assunto sensibiliza a ponto de alguém abrir mão dos próprios cabelos para ajudar a resgatar a autoestima de quem já vem passando por momentos difíceis.

Como é o caso da jovem Ana Karoline Ferreira Santos, de 24 anos, que decidiu cortar e doar o cabelo. Ela está internada no Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) há cerca de um mês, e descobriu que teria parte do cabelo raspado para realização de uma cirurgia e optou, então, por fazer a diferença na vida do outro. 

Foto: Divulgação/ Sesa

“Passei por muitas transformações desde que descobri o tumor na cabeça. No começo estava muito para baixo e depois começaram a acontecer coisas maravilhosas para mim. Me reaproximei da minha família e aprendi a esquecer as mágoas que eu tinha. Quando fiquei sabendo que precisaria raspar uma pequena parte do cabelo, achei melhor cortá-lo mais curto e poder doar para alguém que precisa”, explicou Ana Karoline.

A jovem contou que o cabelo era motivo de muitos elogios por onde passava: “Meu cabelo sempre foi lindo, de parar o trânsito. As pessoas pediam até para tocá-lo. Só que eu comecei a sentir que ele grande escondia a minha personalidade. Agora estou me sentindo renovada, maravilhosa. Recebi muitos elogios para o novo corte”, disse.

Ana Karoline não perdeu tempo e entregou logo o cabelo para a coordenadora do Serviço Social Karina Albino, para que seja doado a alguma instituição social. A mecha foi doada à Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci). “Espero que a pessoa que receber esse cabelo consiga superar seu problema de saúde como eu estou superando. Quero que ela seja feliz”, afirmou.

Efeitos colaterais do tratamento contra o câncer

Após ser diagnosticado com câncer todo paciente é submetido a um tipo de tratamento: cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, qualquer um destes procedimentos é invasivo e tem efeitos colaterais. 

Eles ocorrem porque os medicamentos usados na quimioterapia para o tratamento do câncer destroem as células cancerígenas e também as saudáveis, resultando na queda de cabelo, náuseas, aftas e diarreia. 

Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Foto: Divulgação/ Sesa
Ana Karoline., após cortar o cabelo e doar.

* Com informações da Secretaria de Estado da Saúde