Saúde

Suco limpa intestino: a solução caseira para gordura no fígado

Imunidade e emagrecimento: ingerido apenas uma vez por semana, esse suco traz diversos benefícios a saúde

Foto: Reprodução / Instagram

Algumas receitas caseiras são comuns para tratar doenças, chás para a gripe, sopas para aumentar a imunidade, mas será que todas funcionam? Viralizou recentemente uma vitamina que limpa a gordura do fígado.

Além de eliminar a gordura do fígado, ela também ajuda na perda de peso, ideal para pessoas na dieta. 

LEIA TAMBÉM: “Cúrcuma milagrosa”: veja receita e como fazer shot que desinflama o corpo

Confira a receita:

Ingredientes:

• 1 punhado de espinafre

• 1 limão sem casca

• 1 Laranja sem casca

• 1 talo de aipo

• 1/2 pepino

• 1 pedaço de gengibre

• 250 ml de água

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Modo de preparo:

Lave os ingredientes e corte em pedaços moderados. Coloque no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e homogênea. Tome uma vez por semana para aumentar a ingestão de magnésio e vitamina C no corpo.

É importante lembrar que o suco é uma receita natural e todos devem consultar um médico antes de consumir diariamente. A vitamina apenas auxilia no processo de emagrecimento, é importante realizar um acompanhamento nutricional.

BENEFÍCIOS DO MAGNÉSIO

Segundo a Dra. Larissa Diniz, o magnésio está presente em diversos alimentos, como sementes, amendoim, aveia, banana e leite, desempenhando múltiplas funções essenciais no organismo. Entre essas funções, inclui-se a regulação da atividade nervosa, o alívio de dores musculares, a prevenção da osteoporose, a redução da azia e o controle dos níveis de açúcar no sangue.

A quantidade recomendada de magnésio a ser consumida diariamente varia conforme a idade e o sexo, mas é geralmente alcançada facilmente com uma dieta equilibrada e diversificada. 

LEIA TAMBÉM: Vídeo: mulher reage e dá surra em bandido dentro de casa: “Chave de coxa”

Veja os benefícios para a saúde:

• Melhora o desempenho físico, porque é um mineral importante para a contração muscular;

• Previne a osteoporose, porque ajuda a produzir hormônios que aumentam a formação do osso;

• Ajuda a controlar a diabetes, porque regula o transporte do açúcar;

• Diminui o risco de doença cardíaca, pois diminui o acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos;

• Alivia a azia e a má digestão, especialmente quando usado na forma de hidróxido de magnésio;

• Controla a pressão arterial, especialmente em mulheres grávidas com risco de eclâmpsia;

• Melhora o humor, pois está relacionado com a produção de serotonina, que é um neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade, manter a saúde mental e controlar as variações de humor.

ALIMENTOS RICOS EM MAGNÉSIO 

• Leguminosas, como feijão e lentilha;

• Grãos integrais, como aveia, trigo integral e arroz integral;

• Frutas, como o abacate, banana e kiwi;

• Vegetais, especialmente brócolis, abóbora e folhas verdes, como couve e espinafre;

• Sementes, especialmente as de abóbora e de girassol;

• Oleaginosas, como amêndoas, avelã, castanha-do-pará, castanha-de-caju, amendoim;

• Leite, iogurte e outros derivados.

LEIA TAMBÉM: Aos 82 anos, Ney Matogrosso foi hospitalizado em SP? Veja polêmica

RECEITA CASEIRA: MERGULHAR ROSTO NO GELO AJUDA A DIMINUIR CRISE DE ANSIEDADE

Alguns métodos simples e fáceis podem solucionar crises de ansiedade e reduzir o estresse ao longo do dia

É comum o uso de algumas técnicas caseiras para o alívio de sintomas da ansiedade, e, recentemente, viralizou que mergulhar o rosto em uma bacia com gelo também pode aliviar as crises. Será que funciona?

O uso do gelo oferece uma série de benefícios para o corpo, mas agora está sendo considerado para reduzir o estresse e a ansiedade. Após a prática de exercícios físicos de alta intensidade, é mais comum do que se imagina recorrer a banhos de gelo. O uso do gelo, seja imergindo o corpo em uma banheira ou aplicando-o em áreas específicas, é uma prática frequente na recuperação de atletas exaustos.

Conhecida como crioterapia, essa técnica terapêutica é utilizada para tratar lesões e dores corporais por meio da aplicação de baixas temperaturas, o que reduz o fluxo sanguíneo na região e promove a vasoconstrição. Embora seja diretamente associada ao aspecto físico, essa prática também está relacionada a outros benefícios, como a redução do estresse e da ansiedade.

Segundo o professor de Psicologia José Aparecido da Silva, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, no contexto da ansiedade, o uso de gelo atua como um mecanismo para tentar reduzir o fluxo sanguíneo. Ele menciona: “Na maioria, o gelo tem sido empregado como analgesia, visando diminuir a dor e, possivelmente, melhorar a condução neural”.

Existem outras formas de utilizar o gelo para tratar questões emocionais. Por exemplo, durante uma crise de ansiedade, alguns especialistas recomendam que os pacientes segurem uma pedra de gelo na mão. Essa prática desloca a atenção para a sensação provocada pelo gelo na pele, desviando o foco dos sintomas da crise.

Alguns estudos também indicaram aumentos nos níveis de substâncias químicas cerebrais responsáveis pela regulação do humor, como a dopamina, após uma imersão em água fria, o que pode explicar a sensação de bem-estar experimentada após a natação.

Além disso, submergir o rosto em água fria pode ativar a parte do sistema nervoso parassimpático, que induz o relaxamento do corpo após situações estressantes. Esse processo pode auxiliar as pessoas a se sentirem mais tranquilas e a controlar a inflamação. Conforme destacado por Mark Harper, do Royal Sussex County Hospital, cujos estudos envolvem natação em água fria, diversas condições, incluindo a depressão, têm sido associadas à inflamação crônica.

TÉCNICAS PARA REDUZIR A ANSIEDADE

Existem algumas técnicas que podem ajudar nos sintomas da ansiedade, confira:

1. Tente controlar a sua respiração

Voltar a sua atenção para o movimento de inspiração pelo nariz e expiração pela boca é uma técnica de meditação para a ansiedade, conhecida como mindfulness. Além de proporcionar calma, o controle da respiração reduz as reações do sistema nervoso autônomo.

2. Pratique meditação

A meditação guiada é um recurso que, para quem tem dificuldades de concentração, é possível atingir um relaxamento físico e emocional, com a orientação de um instrutor.

3. Alternativas naturais

Muitos indivíduos com o transtorno se beneficiam também de tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais para a ansiedade.

Além disso, alguns chás para ansiedade também podem proporcionar calma, como camomila, lavanda, erva-cidreira e flor-de-maracujá.

4. Exercícios físicos

A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios. Fazer atividades físicas ajuda a lidar com o transtorno, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

5. Terapia

Além de ser o tratamento para o transtorno, a terapia com um psicólogo é um espaço de escuta especializada para refletir sobre as causas da ansiedade.

Leiri Santana, repórter do Folha Vitória
Leiri Santana

Repórter

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.

Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especializada em Povos Indígenas.