No verão ou no inverno, boa parte dos veículos estão sempre fechados e com o ar condicionado funcionando. Muita gente não faz a troca do filtro de ar com regularidade, e não sabe que, quando ele está sujo, pode prejudicar a saúde das pessoas que fazem uso daquele automóvel.
A alergista, Karla Delevedove, disse que para prevenir crises alérgicas é importante ficar longe do agente causador da alergia. “Nos carros das famílias que possuem membros alérgicos esse cuidado deve ser redobrado, pois poluentes e alergenos da poeira podem desencadear sintomas alérgicos frequentemente provocados pelas idas e vindas dentro do veículo”, disse.
“Olhos irritados, espirros, coceira nos olhos e garganta, assim que entramos nos veículos com o ar ligado, são alguns sinais de que algo no ambiente está provocando alergia”, disse ela.
Fazer uso do ar-condicionado automotivo sem a devida higienização representa um grande risco à saúde, principalmente a das crianças. Os microrganismos que ficam presos ao filtro de ar podem provocar várias complicações no sistema respiratório, como a asma, a rinite e as alergias.
Veja quais são os sinais que indicam a importância da troca do filtro de ar do seu veículo
De acordo com o Diretor da Contauto Autocenter, Apolo Figueiredo Rizk a recomendação do fabricante é de realizar a limpeza a cada 20 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses. Mas o próprio sistema de ar condicionado dá sinais de que é necessária a manutenção.
“O mau cheiro é um dos principais sinais que indicam que está na hora de higienizar o ar-condicionado do veículo. O odor desagradável é causado pelo acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar do sistema de refrigeração. Sem a limpeza adequada, eles se desenvolvem, criando verdadeiras colônias e espalhando um cheiro desagradável por todo o interior do veículo”, disse Apolo.
A melhor maneira de fazer a manutenção ou a higienização do ar-condicionado automotivo é procurando as autorizadas ou um local de sua confiança. Isso porque, apesar de parecer ser uma tarefa simples, a perícia e os conhecimentos necessários são muito importantes nesse processo.
Prejuízos na saúde e no bolso
Apolo disse ainda que outro ponto que nos permite notar que a limpeza é necessária é quando a passagem do ar fica comprometida, ou seja, fica menos potente do que já foi.
“Quando chega a esse ponto, o sistema de ar condicionado demora para atingir a temperatura desejada e isso faz com que o veículo consuma mais bateria e combustível”, alertou.
“Acaba atrapalhando o desempenho de todo o veículo e forçando áreas que ainda estariam longe da necessidade de manutenção. Além de tornar o veículo ‘mais beberão’, pois ele passa a ter necessidade de mais combustível para manter o ar condicionado funcionando a contento”, concluiu.