Saúde

Sul do estado fará imunização de dose extra de vacina contra sarampo

A dose é recomendada pelo Ministério da Saúde para as pessoas de 20 a 49 anos, que se vacinaram antes do dia 23 de março deste ano

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro reforça que a dose extra da vacina contra o sarampo continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), até o dia 31 de agosto. A dose é recomendada pelo Ministério da Saúde para as pessoas de 20 a 49 anos, que se vacinaram antes do dia 23 de março deste ano, em virtude dos surtos da doença registrados no Brasil e no exterior em 2019 e 2020.

A população de 20 a 29 anos deverá receber a Tríplice Viral (SCR), que protege contra sarampo, caxumba e rubéola; as pessoas de 30 a 49 anos, a dupla viral ou tríplice viral, de acordo com a disponibilidade da vacina.

Além disso, a tríplice viral faz parte do calendário básico de vacinação do Programa Nacional de Imunizações ( PNI), para as crianças de 1 ano e de 1 ano e 3 meses. Já a dose zero é administrada em todas as crianças de 6 a 11 meses de idade.

Opções de locais para vacinação

As UBS que não possuem sala de vacinas também ofertam o serviço de vacinação, mas apenas uma vez por semana, das 9h às 14h. São elas as dos bairros Recanto, Parque Laranjeiras e Agostinho Simonato, às terças-feiras, e Vila Rica e Nossa Senhora da Penha, às sextas-feiras.

Para quem precisa atualizar a caderneta de vacinação, mas não tem tempo durante o dia, há a opção de ir até uma das quatro Unidades Básicas de Saúde que têm funcionamento estendido até às 19h. São elas: as dos bairros IBC, Aeroporto, Amaral e Paraíso.

>> Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Aquidaban

Aeroporto

IBC

Novo Parque

Abelardo Machado

Gilson Carone

Village da Luz

Amaral

Alto União

São Luiz Gonzaga

BNH de baixo

BNH de cima

Zumbi

Otton Marins

Paraíso

Coramara

Nossa Senhora Aparecid

Interior

Soturno

Burarama

Pacotuba

Córrego dos Monos

Itaoca

Conduru