Saúde

SUS: Serviço de Radioterapia será implantado em Santa Casa de Vitória

Ministro da Saúde assina termo de compromisso para criação do serviço de Radioterapia na Santa Casa de Vitória

Foto: Comunicação Santa Catarina
Termo foi assinado na sexta-feira, 28 de dezembro, em Brasília. 

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, assinou em Brasília na tarde da sexta-feira (28), em conjunto com a provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Maria da Penha Rodrigues D’Avila, o Termo de Compromisso Para Solução Por Meio da Criação do Serviço de Radioterapia. Com a assinatura do termo, o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória passa a participar do Plano Nacional de Expansão da Radioterapia no SUS, que tem por objetivo dar acesso e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que dependem deste serviço no país.

A implantação ocorrerá por meio de uma parceria. O terreno para a implantação do serviço já está disponível, oferecido pelo hospital. As obras serão realizadas com recursos próprios da Santa Casa e o Ministério da Saúde fornecerá o aceleração linear, aparelho utilizado na Radioterapia. As obras estão previstas para iniciarem já em 2019.

Atualmente, a Santa Casa de Vitória presta atendimento aos pacientes de Oncologia, ofertando tratamentos cirúrgicos e de Quimioterapia. A Radioterapia vem para completar um ciclo na atenção oncológica.

A provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV), Maria da Penha Rodrigues D’Avila, esteve com o ministro em Brasília para a assinatura do termo e comemorou a conquista, uma vez que a grande beneficiária do termo é a população capixaba, que hoje tem pouca oferta deste serviço no Espírito Santo.

“Essa assinatura significa, para nós, o fechamento de um compromisso que a Santa Casa tem com o povo capixaba, que é prestar a assistência como um todo. Com a Radioterapia, nós podemos ajudar na diminuição da espera do paciente, que às vezes é longa. Uma espera grande e grave, que nem todos conseguem alcançar. E é algo que queremos minimizar ao máximo”, afirma.