Na busca por uma dieta mais saudável e que ajude a emagrecer, muitas pessoas consideram substituições alimentares ao longo do dia. Uma troca comum é substituir o pão francês pela tapioca. Mas será que essa troca é realmente vantajosa? Vamos analisar o que especialistas dizem.
A goma de tapioca vem da mandioca, enquanto o pão francês é feito de farinha de trigo. Ambos são fontes de carboidratos, conhecidos por fornecer energia rápida. Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da USP, 100 gramas de tapioca sem manteiga e recheio contêm 71,9 gramas de carboidratos, enquanto a mesma quantidade de pão francês oferece 61 gramas de carboidratos.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No entanto, há uma diferença significativa no teor de sódio: 100 gramas de tapioca têm 1,3 miligramas de sódio, enquanto a mesma quantidade de pão francês contém cerca de 680 miligramas. O sódio em excesso pode elevar a pressão arterial, um risco para doenças cardiovasculares. Porém, como destaca a nutricionista clínica Mariana Del Bosco, “quem come tapioca pura no café da manhã?”. Recheios como queijo podem aumentar significativamente o teor de sódio da tapioca.
Vantagens e desvantagens
A nutricionista clínica Sabrina Theil aponta que a composição nutricional de ambos os alimentos é similar, mas oferece dicas para ajustar suas propriedades nutricionais. Consumir pão francês sem o miolo pode reduzir calorias, enquanto adicionar sementes de linhaça ou chia à tapioca aumenta a concentração de fibras, ajudando na saciedade e no controle do colesterol.
Pacientes com alergia ao trigo ou doença celíaca não podem consumir pão francês e devem optar por alternativas como tapioca, cuscuz de milho, biscoito de arroz e outras farinhas sem trigo. Para indivíduos com hipertensão, que devem evitar o sódio, a tapioca pode ser uma melhor opção.
O recheio importa
Mariana Del Bosco enfatiza que o que mais importa são os ingredientes escolhidos para rechear a tapioca ou o pão. “Para completar essa refeição, precisamos de uma fonte de proteína e vegetais”, explica. Boas opções incluem queijo, frango desfiado, carne louca, homus, coalhada, pasta de tofu, folhas, cenoura, beterraba, abobrinha, berinjela e frutas.
LEIA TAMBÉM: Conheça os alimentos que reduzem o risco de câncer, segundo a ciência
Sabrina Theil sugere ovos e pasta de frango ou atum como recheios, especialmente se a ideia é substituir uma refeição principal, como o jantar. A combinação de carboidrato e proteína garante mais saciedade. Evite recheios doces na tapioca, como leite condensado com coco ou doce de leite, devido ao alto teor calórico.
*Com informações do Estadão Conteúdo.
Este conteúdo foi produzido com o auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial e revisado por editor do jornal.