Saúde

Temperaturas amenas indicam bom momento para cuidar da pele

Antes de recorrer aos tratamentos, é muito importante consultar um dermatologista para uma avaliação

Foto: Divulgação

As temperaturas já estão mais amenas, indicando que é um bom momento para cuidar da pele, especialmente para quem precisa tratar acne e manchas. Além disso, como muitas pessoas estão ficando em casa por mais tempo, devido à pandemia do novo coronavírus, é uma oportunidade de aproveitar o período para usar ácidos, destaca a dermatologista Juliana Drumond.

“O ácido mais conhecido e recomendado é o retinoico. Esse composto da vitamina A é capaz de regular a queratinização da pele. De uma forma simples, significa dizer que ele consegue afinar a pele e fechar os poros. Por isso, é indicado no tratamento de cravos e espinhas”, afirma a dermatologista.

Foto: arquivo pessoal
Dermatologista Juliana Drumond.

O ácido retinoico também pode ser usado, em associação com clareadores, no tratamento de manchas, como melasma, que é uma das principais queixas das mulheres.

Juliana Drumond também ressalta que essa é a substância de uso tópico que comprovadamente mais estimula a formação de colágeno, contribuindo no combate ao envelhecimento da pele.

Irritação X eficácia

Por ser o mais eficaz, o ácido retinoico também é o mais irritante. “Nem todas as pessoas toleram o uso dessa substância. Muitas vezes é necessário usar uma concentração mais baixa ou recorrer a um derivado do ácido, como adapaleno e retinol. Eles têm funções semelhantes, mas irritam menos, porém, não são tão eficazes”, conta a médica, lembrando que os alfa-hidroxiácidos também têm efeito parecido.

Esses produtos podem ser encontrados com fórmulas prontas, mas também podem ser manipulados considerando seu tipo de pele e a concentração mais adequada para você. Antes de recorrer ao tratamento, é muito importante consultar um dermatologista para uma avaliação.