Saúde

Terapeuta capilar dá dicas de como manter o cabelo saudável no inverno

Água com temperatura mais elevada aumenta a oleosidade no couro cabeludo, o que contribui para o ressecamento

Foto: Divulgação

Não é superstição, nem frescura. A verdade é que quando as estações do ano mudam é preciso também redobrar os cuidados com os cabelos. “Estamos numa época em que as pessoas tomam banho com água mais quente que o habitual e o número de lavagens diminuem, sem falar no uso frequente de secador e chapinha. Tudo isso junto é um grande vilão para saúde dos fios”, alerta a tricologista e terapeuta capilar Camila Zanoni.

Camila explica que a água com temperatura mais elevada aumenta a oleosidade no couro cabeludo, o que contribui para o ressecamento. Mas a especialista dá uma dica. “Para algumas pessoas é muito difícil abrir mão da água quente, por isso, se for possível, lave primeiro os cabelos com água mais morna e capriche na lavagem do couro cabeludo. Não indico lavar os fios por último, porque a oleosidade e sujeira do cabelo caem no corpo e, agora com a covid, o cabelo é um hospedeiro para o vírus”.

Ela fala ainda que antes de usar o secador é importante retirar todo o excesso da água com a toalha, depois passar um produto térmico para proteger os fios e manter uma distância de 30 cm dos cabelos. “Outra dica que ajuda na proteção dos fios é o uso de óleos vegetais e o pre-poo, que é um produto para ser usado antes do xampu”, finaliza.