Terapia capilar! Este foi o tema da live Estetoscópio do Folha Vitória, na segunda-feira (27). Quem perdeu o ao vivo, mas quer saber mais a respeito do assunto precisa conferir esta matéria, com alguns pontos principais do bate papo entre a Jornalista Larissa Agnez e o Farmacêutico Esteta César de Alencar.
Assista a live na íntegra!!
Resumão!
– Se você nota queda de cabelo em excesso precisa buscar um profissional para realização de exames e diagnóstico do problema;
– Mulheres e homens podem ter alopécia ligada aos fatores genéticos e hormonais (principalmente mulheres);
– Exames laboratoriais são necessários para diagnóstico;
– Homens buscam tratamentos capilares com mais frequência;
– Vitaminas (ingeridas) e produtos (aplicados) são recomendados durante o tratamento;
– Os resultados costumam aparecer após dois meses de tratamento.
Sobre a queda!
A queda capilar pode ser causada por fatores físicos e psicológicos. Durante o período de isolamento, por questões emocionais, é comum perder mais fios que o normal. Contudo, é preciso diagnosticar a causa do problema e tratá-la, para que o quadro não seja agravado. Alguns tratamentos, podem ajudar na saúde capilar e fazer com que os fios tenham mais força e cresçam saudáveis.
De acordo com Cesar de Alencar, dois métodos de estimulo de crescimento capilar recomendados são a intradermoterapia capilar e o microagulhamento. A diferença entre um tratamento e o outro é que no primeiro aplica-se produto para crescimento capilar com a agulha. No segundo, os furinhos são feitos para que o produto seja aplicado.
Ele explicou que a intradermoterapia capilar é semelhante ao trabalho realizado com enzimas, só que no couro cabeludo e com agulhas menores. “Consiste na aplicação de substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, que visa controlar e interromper a queda dos fios de cabelos. Paralelamente o tratamento também atua na estimulação, nutrição e crescimento de novos fios”, disse.
Onde aplicar?
O farmacêutico destaca que a região alvo do tratamento é aquela onde há a falha ou identificação da queda dos fios. “Aplicamos vitaminas e medicamentos específicos para o crescimento dos cabelos por meio de microagulhas, que agem diretamente nas raízes dos folículos capilares. A aplicação direta das substâncias ativas no couro cabeludo estimula também a produção de colágeno, que é fundamental para o bom resultado do tratamento”, explicou.