Saúde

Teste da orelhinha: bebês nascidos durante a pandemia não podem deixar de fazer

O método é mais moderno para constatar problemas auditivos; Apae na Serra oferece o exame gratuitamente

Foto: Reprodução

Mesmo durante a pandemia de Coronavírus, é muito importante que os recém-nascidos façam todos os exames no prazo adequado. Entre eles está o teste da orelhinha, o método mais moderno para constatar problemas auditivos. A Apae da Serra continua oferecendo este serviço para quem precisa, de forma gratuita, mesmo durante o período de isolamento social decretado pelo Governo do Estado como medida de segurança no combate à covid-19.

O teste da orelhinha deve ser realizado entre o segundo e terceiro dia de vida do bebê. Ele é feito com a criança dormindo e leva de cinco a dez minutos para ser concluído. Os pais não precisam se preocupar: o teste é rápido, seguro e indolor para a criança. A realização do Teste da Orelhinha tornou-se obrigatório em 2010.

Realizar esse exame é importante para detectar qualquer alteração na audição do bebê e, caso seja detectada alguma alteração, já é possível iniciar o tratamento adequado para que qualquer deficiência interfira o mínimo possível no desenvolvimento da linguagem da criança.

“Apesar dessa situação que estamos passando, as crianças continuam nascendo. Nós continuamos trabalhando para que as famílias não fiquem desamparadas, principalmente nesse momento difícil. É muito importante realizar o teste da orelhinha porque, se diagnosticar alguma deficiência logo no começo da vida, a gente tem tudo pra levar essa pessoa para a habilitação ou reabilitação. Nós estamos de portas abertas e em pleno funcionamento. Estamos seguindo todas as orientações que o Ministério da Saúde pede para que possamos efetuar o serviço com segurança, seguindo os protocolos de higiene. Esse serviço não pode parar”, destaca o presidente da Apae da Serra, Luciano Neves.

Serviço

Para quem deseja realizar o agendamento do teste da orelhinha na Apae da Serra ou tirar alguma dúvida, a instituição disponibilizou o telefone (27) 99839-8411. 

Os testes estão sendo realizados nas segundas, quartas e sextas, das 13h às 16h.

Atendimentos na Apae da Serra durante pandemia de Covid-19

Durante a pandemia de Covid-19, a Apae da Serra está seguindo as orientações da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), que estão em consonância com as medidas adotadas pela Sesa (Secretaria de Saúde) e pela Sedu (Secretaria de Educação).

Para que os usuários e seus familiares não fiquem desassistidos nesse período, a instituição criou o Plantão de Apoio às Famílias, no qual os funcionários estão disponíveis para fornecer informações, orientações e suporte para quem precisa. Além disso, a Apae da Serra continua realizando seus atendimentos. Mas, antes de se dirigir à instituição, é necessário que os usuários e familiares entrem contato através dos telefones disponibilizados para agendar horário, a fim de não causar aglomerações no local e garantir a segurança de todos.

A equipe fica disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h através dos seguintes telefones

➡ Serviço social – 99943-6428

➡ Clínica – 99839-8411

➡ Caee “Dr Pedro Feu Rosa” (escola) – 99746-4897

➡ Administrativo – 99969-5583

➡ Presidente – 98868-2616