Saúde

Tomar suplemento de cálcio pode aumentar pedra no rim? Tire suas dúvidas

O ideal é que esse consumo seja feito conforme orientação médica, segundo o ortopedista

Foto: Reprodução

Em entrevista com ortopedista Fabiano Nunes, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, tomar cálcio aumenta risco de pedra no rim em quem tem predisposição à formação de pedras. Nem todo cálcio ingerido é absorvido pelos ossos e, com o excesso da substância na corrente sanguínea, ela é direcionada para o rim, a fim de ser expelida. Entretanto, com a alta quantidade do mineral no rim, ocorre a calcificação, originando as pedras.

É necessário cuidar da ingestão de cálcio desde criança. Nunes, afirma que é importante ter uma ingestão de cálcio equilibrada até os 30 anos. Assim, o cálcio consumido até essa idade formará uma reserva para o futuro. A partir dos 40 anos, se inicia uma perda da massa óssea, que pode ocasionar a osteopenia e a osteoporose.

A vitamina D é responsável por fixar o cálcio nos ossos. Se o organismo tiver deficiência dessa vitamina, poderá haver dificuldade da entrada desse mineral. De acordo com o ortopedista, a vitamina D pode ser adquirida por meio de oleaginosas, salmão e leite, que é enriquecido com vitamina D. Outra forma é por meio da exposição ao sol de 30 a 40 minutos diários. O sol estimula a produção dessa vitamina pelo corpo.

Em relação ao suplementos de cálcio, o ideal é que esse consumo seja feito conforme orientação médica, segundo o ortopedista. A ingestão varia de acordo com a idade e o sexo e a qual problema está relacionada, que pode ser falta de vitamina D ou por dificuldade da absorção do cálcio. Nunes afirma que a suplementação de cálcio é exceção, já que a alimentação, com um copo de leite e uma fatia de queijo, um iogurte ou o consumo de verduras escuras consegue fornecer a quantidade diária ideal, de 800 mg a 1.000 mg por dia.

Para ingerir o cálcio se a pessoa for alérgica à proteína do leite. O médico afirma que essa reposição deve ser feita por meio de orientação de um especialista. Nunes ainda afirma que o cálcio pode ser adquirido em verduras escuras e em alimentos sem lactose

Nunes explica que o cálcio faz parte de uma série de ações do organismo e é excretado para dar equilíbrio quando há excesso de outras substâncias. Como o mineral forma uma reserva nos ossos durante o tempo de absorção, até os 30 anos, para que não haja perda da massa óssea (que contém a reserva de cálcio), é recomendada a ingestão da substância para suprir a demanda de perda do mineral e não retirar o cálcio dos ossos.

*Com informações do Portal R7.com