Apesar de muita gente confundi-lo com um legume, o tomate é um fruto, muito utilizado diariamente na composição de pratos quentes e também em saladas frias. A nutricionista, Karina Gouvea disse que ele é muito utilizado nas dietas, já que é pouco calórico e tem propriedades diuréticas.
“O fruto também é muito rico em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, além de auxiliar na absorção de ferro, se consumido durante as refeições”, disse.
O tomate é rico em antioxidantes. “Essas substâncias que ajudam no transporte de oxigênio no sangue e melhoram o fluxo sanguíneo, auxiliando na saúde do coração, controlando os níveis de colesterol e evitando doenças cardíacas. A presença do potássio também faz bem para o coração e ajuda a evitar hipertensão arterial e derrames”, disse.
Um ponto de atenção está relacionado ao consumo das sementes por quem tem problemas renais. “As sementes de tomate não causam pedras nos rins nem aumentam as chances de ter doenças renais, mas se você já tem pedras é melhor retirar as sementes do tomate antes de comer, pois o alimento contém oxalato, uma substância que transforma o cálcio em pequenos cristais. Mas atenção! Tomate não causa pedra nos rins, só deve ser evitado por quem já tem”, alertou a nutricionista.
Tomate na prevenção do câncer
A médica oncologista do Núcleo Especializado em Oncologia, Kítia Perciano disse que o seu consumo está relacionado a prevenção do câncer de próstata. “Hoje vários estudos comprovam os benefícios do tomate para neutralizar células cancerígenas na região da próstata. Esses estudos se iniciaram em uma colaboração entre as universidades de Cambridge, Oxford e Bristol. O fato é que licopeno, pigmento que dá a cor vermelha ao tomate, tem a poderosa ação de neutralizar a multiplicação das células cancerígenas da próstata. E mais, se consumido após ser aquecido, como em forma de molho, seu poder é ainda maior”, disse.
Segundo a especialista até mesmo nos molhos industrializados a substância se mantém, mesmo não sendo a forma ideal de consumo devido ao alto teor de sódio e outros conservantes.