Saúde

Tomografia de tórax é utilizada para diagnosticar novo coronavírus

No exame é possível ver o percentual de envolvimento do pulmão com a doença para saber a medida a ser tomada

Foto: Divulgação

A tomografia de tórax tem sido usada como um dos principais métodos de diagnóstico do novo coronavírus. O exame serve para avaliar o pulmão e a caixa torácica. Como o vírus tem como uns dos alvos principais o sistema respiratório, imagens de tomografia computadorizada têm desempenhado um importante papel. 

Libório Mule, médico especialista em diagnóstico por imagem, afirma que com esse exame é possível ver o percentual de envolvimento do pulmão com a doença para saber a medida a ser tomada. “Conseguimos identificar, por exemplo, se o paciente poderá evoluir para uma intubação com ventilação mecânica assistida. É possível, diagnosticar de forma mais global, podendo fazer um acompanhamento mais preciso do acometimento pulmonar. Existem protocolos de descrição nos laudos de tomografia unificando a linguagem e, com isso, facilitando nas discussões clínicas”, explica o especialista.

Libório Mule lembra ainda que esse exame de imagem também está sendo muito importante no acompanhamento de pacientes já curados da covid-19. O médico afirma que com o exame é possível avaliar possíveis sequelas e melhoras no pulmão dos pacientes. “Como os estudos são recentes em relação a doença, precisamos acompanhar se haverá consequências, principalmente para pacientes que foram internados em UTI e precisaram usar respiradores. Mas, de forma geral, pacientes curados seguem vida normal, sem sequelas respiratórias”, conclui.