Saúde

Toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado no mundo

Brasil é o segundo país que mais faz o uso do procedimento

Foto: Divulgação / Pexel
Toxina botulínica é indicada para diferentes partes do corpo. 

A toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado no mundo e o Brasil é o segundo país que mais a utiliza, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.

Muita usada por dermatologistas e cirurgiões plásticos, a substância tem sido usada com sucesso por dentistas para tratar problemas como o bruxismo, o sorriso gengival, aquele que expõe muito a gengiva, na melhora da expressão oral e funciona como complemento a outros tratamentos estéticos bucais, como a harmonização facial, por exemplo.

De acordo com a dentista Cicilia Carvalho, algumas das vantagens do procedimento é ser pouco invasivo e os multiusos da substância. “Com a substância é possível tratar tanto problemas funcionais quanto estéticos, no consultório, de maneira rápida e segura”, explica.

Sorriso gengival

Quando a gengiva é muito exposta ao sorrir, a toxina botulínica age impedindo ou diminuindo a contração muscular, impossibilitando a gengiva de se evidenciar sempre que o paciente sorri. É uma técnica pouco invasiva e reversível, ao contrário da plástica gengival. Se o paciente não gostar do resultado, basta esperar o efeito da aplicação passar.

Bruxismo

Caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes, o bruxismo pode ser aliviado com a aplicação de toxina botulínica na musculatura da face. Como no distúrbio, há a contração excessiva da musculatura mastigatória (o masseter), a aplicação apresenta bons resultados. Ao relaxar essa musculatura, o paciente sente melhora tanto no ranger dos dentes quanto nos sintomas associados.

Sorriso assimétrico

O sorriso assimétrico, ou torto, pode incomodar muito e pode acontecer por pequenas disfunções musculares, fazendo com que um dos músculos próximos ao lábio retraia mais do que o outro, causando um aspecto desarmônico. A substância tem o objetivo de imobilizar essa musculatura, reduzindo a retração.

Assimetria de face

Se o masseter, músculo da bochecha, é maior do que do outro, a toxina pode ser aplicada para relaxar as fibras musculares e deixar a face mais simétrica.

Rugas de expressão

A aplicação é indicada para tratar rugas dinâmicas, aquelas que são formadas pela contração da musculatura. Como a substância relaxa o músculo, as rugas de expressão são suavizadas ao movimentarmos o rosto.

Sialorreia

Nesse caso, a toxina é aplicada para reduzir a liberação e a produção excessiva de saliva, chamada de sialorreia. A substância é aplicada diretamente nas glândulas salivares.