O final do ano chega trazendo a correria das festas, viagens e compromissos, mas para quem está em tratamento ortodôntico, essa também é a hora de redobrar os cuidados com a saúde bucal. Aproveitar esse período para uma última revisão no aparelho é essencial para evitar desconfortos ou atrasos no tratamento. Aqui está o que você precisa priorizar antes de aproveitar as férias:
PARA QUEM USA APARELHO FÍSICO
A revisão final é indispensável! Um bracket solto ou fio deslocado pode causar feridas na boca ou movimentações indesejadas nos dentes. Durante a consulta, o ortodontista ajustará os fios, verificará se tudo está bem fixado e orientará sobre como lidar com emergências simples, caso algo aconteça durante as férias.
LEIA TAMBÉM: Afinal, bebida gelada na praia faz mal?
PARA USUÁRIOS DE INVISALIGN
Antes de trocar para uma nova placa, é fundamental garantir que a adaptação esteja correta. Seu ortodontista precisa verificar se existe alguma área de desadaptação ou pressão inadequada, fazer um escaneamento para verificar se a evolução da movimentação está adequada, verificar se é necessário polir áreas de contato, abrir pequenos espaços, recolar attachments ou ajustar o planejamento.
Ignorar esse cuidado pode levar a movimentações inadequadas, atrasos no tratamento ou até uma involução de determinados movimentos, comprometendo o progresso do tratamento.
SINAIS DE ALERTA: DOR, SANGRAMENTO OU DENTE QUEBRADO
Se você tem sentido desconforto em algum dente, sangramento gengival ou percebeu um dente trincado ou quebrado, procure o dentista o quanto antes. Esses problemas podem exigir mais de uma sessão para serem solucionados e deixar para a última hora pode significar entrar nas férias sem resolver a questão.
NÃO ESQUEÇA DA LIMPEZA PROFISSIONAL
Uma limpeza completa é uma excelente ideia antes do recesso. Ela ajuda a evitar inflamações gengivais e acumulo de tártaro, especialmente em quem usa aparelhos fixos, onde a higiene é mais desafiadora.
Acessórios em dia
• Troque as escovas de dente: Verifique se suas escovas estão em boas condições ou se já é hora de substituí-las. As de cabeça pequena e cerdas macias são ideais para quem usa aparelho.
• Proteja os móveis: Se você usa aparelhos removíveis, confira se a caixinha de proteção está em bom estado. Levar o aparelho sem proteção pode danificá-lo ou contaminá-lo.
O que pode esperar?
A menos que seja uma urgência , tratamentos mais complexos, como restaurações estéticas, clareamentos e alinhamentos adicionais, podem ser programados para o início do próximo ano. Assim, você evita sobrecarregar a agenda e pode começar 2025 com um planejamento mais tranquilo.
Lembre-se: priorizar os cuidados com o tratamento ortodôntico agora é a chave para aproveitar as festas com conforto e evitar dores de cabeça no período de recesso de final de ano!