O mercado brasileiro de odontologia é bastante desafiador. Enquanto o Brasil apresenta o maior número de dentistas do mundo, com mais de 300 mil profissionais, o brasileiro possui baixos índices de cuidados com os dentes: de acordo com o IBGE, mais da metade dos brasileiros não vai ao dentista regularmente. Para quem cuida dos dentes, a rotina pode ser desgastante: baixa tecnologia faz com que o paciente precise retornar várias vezes até concluir o tratamento.
Uma nova tecnologia que começou a ser vendida no Brasil em novembro quer mudar esta realidade. Com uma interface parecida com a de um game, o Primescan é um equipamento de escaneamento digital que facilita todas as etapas do tratamento dentário.
A tecnologia permite a digitalização da boca com alta nitidez em segundos, até mesmo as áreas mais profundas – o que agiliza o tratamento. Os dentistas ganham em tempo de trabalho, qualidade e precisão e o paciente consegue fazer diversas etapas do tratamento em poucos minutos – o que diminui o desconforto que ir ao dentista traz para muita gente.
Além disso, o Primescan tem outros pontos tecnológicos. Fácil de usar, a tela sensível ao toque possibilita a captura de até 1 milhão de pontos de dados 3D por segundo. Uma moldagem completa da mandíbula, por exemplo, pode ser concluída em apenas dois ou três minutos.
É possível, por exemplo, fazer o planejamento de tratamentos estéticos e até de cirurgias mais complexas em poucos cliques. Para quem precisa de implante, a tecnologia pode produzir o dente do paciente em alguns minutos por meio de uma fresadora de última geração.
O Primescan é fabricado pelo grupo Dentsply Sirona – que após fusão dos dois players (Dentsply e Sirona), em 2016, se tornou o maior fabricante mundial de produtos e tecnologias odontológicas – presente no Brasil desde 2010.