Embora muitas estratégias sejam adotadas para alertar e incentivar a população sobre a importância da doação de sangue, o número de doadores continua não sendo o suficiente para manter os estoques em alta no Espírito Santo.
Segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), divulgados nesta semana, os tipos sanguíneos A, B e O com fator Rh negativo (O-, A-, B-), estão em estado crítico.
Além disso, os tipos sanguíneos AB- e AB+ estão em estado de alerta.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O órgão informou que, com exceção do mês de junho, quando se comemorou o Dia Mundial do Doador de Sangue, o estoque esteve baixo em todos os outros meses, principalmente em relação aos grupos com fator Rh negativo.
Todas as unidades (Linhares, São Mateus, Colatina, Serra e Vitória) estão funcionando normalmente em sua capacidade total, onde é possível receber até 500 doações em um dia normal de atendimento.
Quem pode doar sangue?
Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, mas desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Então, pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadoras, não podem fazer a doação depois dos 60 anos.
Entre 16 e 18 anos tem que ter um consentimento de um responsável legal, mas a partir dos 16 pode, sim, fazer a doação de sangue.
Quem doa para quem? Assista ao vídeo abaixo:
LEIA TAMBÉM: SUS aprova tecnologia 100% nacional para tratar câncer de pele