Saúde

Três tipos sanguíneos estão em estado crítico no ES; veja quem pode doar

Segundo informações do Hemoes, os tipos sanguíneos A, B e O com fator Rh negativo (O-, A-, B-), estão em estado crítico

Foto: Reprodução/Freepik – @stefamerpik

Embora muitas estratégias sejam adotadas para alertar e incentivar a população sobre a importância da doação de sangue, o número de doadores continua não sendo o suficiente para manter os estoques em alta no Espírito Santo. 

Segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), divulgados nesta semana, os tipos sanguíneos A, B e O com fator Rh negativo (O-, A-, B-), estão em estado crítico. 

Além disso, os tipos sanguíneos AB- e AB+ estão em estado de alerta. 

Foto: Arte Folha Vitória

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O órgão informou que, com exceção do mês de junho, quando se comemorou o Dia Mundial do Doador de Sangue, o estoque esteve baixo em todos os outros meses, principalmente em relação aos grupos com fator Rh negativo. 

Foto: Arte Folha Vitória

Todas as unidades (Linhares, São Mateus, Colatina, Serra e Vitória) estão funcionando normalmente em sua capacidade total, onde é possível receber até 500 doações em um dia normal de atendimento. 

Quem pode doar sangue? 

Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, mas desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Então, pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadoras, não podem fazer a doação depois dos 60 anos.

Entre 16 e 18 anos tem que ter um consentimento de um responsável legal, mas a partir dos 16 pode, sim, fazer a doação de sangue.

Quem doa para quem? Assista ao vídeo abaixo:

LEIA TAMBÉM: SUS aprova tecnologia 100% nacional para tratar câncer de pele

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória