Nos idosos a hipertensão, diabetes, tabagismo, problemas no coração e colesterol alto são alguns fatores de risco para o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Já nos jovens, as principais causas são diferentes, normalmente estão ligadas a outras doenças, algumas consideradas até raras, um exemplo é a Trombofilia. Você sabe o que é essa doença?
A Trombofilia é uma pré disposição do paciente de ter um aumento na coagulação do sangue, o que impede a circulação, entupindo artérias ou veias distribuídas pelo corpo. Ela pode ocorrer de maneira espontânea ou logo após uma cirurgia.
Segundo o hematologista do Grupo Meridional, Gustavo Henrique Silveira, a trombose pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, como perna ou pulmão, e nada impede que ela possa gerar um infarto e até mesmo o AVC. O médico alerta que todo paciente com trombose precisa receber acompanhamento médico especializado porque a doença pode se tornar ainda mais grave.
Trombofilia x AVC
O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa nos pulmões, no coração e no cérebro, causando o acidente vascular cerebral por entupimento. “Se você já teve trombose, independente se ela tenha ocorrido espontaneamente ou após uma cirurgia, é preciso tomar providências e usar anticoagulantes para que o caso não se agrave”, explicou o hematologista do Grupo Meridional.
Prevenção
Pequenos cuidados podem prevenir a trombose, como estar sempre em movimento, praticar atividades físicas diariamente, beber bastante água e evitar o consumo de álcool e tabaco.
Casos
A trombofilia é apenas uma das causas do acidente vascular cerebral nos jovens, complicações cardíacas e dissecção arterial são outros fatores de risco para a doença. Quem é jovem e passa por um AVC, tem as chances de cura aumentada em 70%, principalmente se o diagnóstico for realizado precocemente e o tratamento imediato. Dois exemplos de superação, são Maxwell Monteiro de 45 anos e Morena Fornaciari, com 29 anos, que passaram por um AVC, estão se recuperando e só agradecem pela nova chance de vida.
“Eu tenho colegas que ficaram tão comovidos que dizem que eu sou um verdadeiro caso de milagre, eu também penso assim. Quem conhece a minha história conta para as outras pessoas, porque é um milagre”, contou Maxwell, que se recupera do segundo AVC.
Para Morena, que sofreu o AVC aos 28 anos, a mensagem é que as pessoas precisam aprender a dar valor a vida. “Ela passa num piscar de olhos, nós precisamos fazer tudo agora, porque depois pode ser tarde”.
O Jornal da TV Vitória preparou uma série com três reportagens especiais sobre o Acidente Vascular Cerebral em Jovens. Abaixo, você confere o último episódio que fala sobre a Trombofilia.