No Carnaval, a preocupação com a saúde costuma ficar de lado, mas algumas atitudes básicas podem evitar problemas com a saúde da pele e de modo geral, como queimaduras de sol, manchas, desidratação, insolação e outros problemas.
A primeira dica da dermatologista Alessandra de Melo é não esquecer o filtro solar. E como muitos foliões curtem essa época do ano na praia ou em blocos de rua ao ar livre, o produto é imprescindível. “Ele deve ter fator de proteção acima de 70 e quem está na praia deve passar o protetor sempre que sair do mar ou piscina, após se enxugar, e retocar de 2 em 2 horas. Não adianta passar uma camada fina. Uma família de quatro pessoas que fica muito tempo na praia precisa gastar um tubo de protetor solar por dia. O correto é uma colher de chá para o rosto e uma colher de sopa para cada membro do corpo: braços, pernas, tronco, costas”, ensina.
Usar protetor labial com filtro solar ou batons que tenham FPS na composição é muito importante. “É uma região mais fina e que fica muito exposta ao excesso de sol, ficando mais ressecada. Os homens também devem se proteger, pois são os que mais desenvolvem câncer de pele no lábio inferior, porque não aplicam protetor nos lábios”, revela.
Se puder, evite roupas sintéticas, que podem causar brotoejas, pois não permitem que a pele transpire, também é uma recomendação da médica. “Prefira roupas de algodão, leves e clara e até as com proteção solar, pois possuem agentes protetores inserido nas fibras dos tecidos garantindo mais proteção, possuindo o fator necessário para que o bloqueio dos raios UVA e UVB sejam efetivos”, esclarece Alessandra.
A dermatologista, que também é clínica médica, orienta tomar cuidado com o que é ingerido, principalmente que vai viajar para lugares sem estrutura de atendimento médico próximo. “Evite frituras e alimentos como maionese, queijo, molhos e frutos do mar, principalmente, ostras. Na praia, prefira alimentos como milho verde cozido”.
Hidratação
Além de deixar a pele mais bonita e saudável, os hidratantes pós-sol ajudam a manter o bronzeado. Eles contêm ingredientes que acalmam a pele, suavizando os efeitos do sol.
Água termal
São uma boa pedida para quem quer se refrescar na praia e manter a pele macia, hidratada e com elasticidade. Para obter uma sensação de frescor ainda maior, quando for usar o produto, conserve-o na geladeira e só retire-o minutos antes de sair de casa.
Evite frutas cítricas
Evite o contato com frutas cítricas, como limão e laranja, quando estiver exposta ao sol. Misturadas aos raios solares elas provocam manchas e até queimaduras de segundo grau. Por isso, é melhor evitar o contato dessas frutas com a pele se estiver na praia, piscina ou em locais que esteja exposta ao sol.
Maquiagem
Antes de aplicar a maquiagem, limpe bem a pele com um sabonete neutro facial e deixe-a hidratada. Para isso, além de beber bastante água, aplique um hidratante ideal para o seu tipo de pele. O primer também pode ser usado e ajuda não apenas a fixar mais a maquiagem, como a deixar a pele lisinha, suavizando linhas de expressão ou marcas de acne.
Tão importante quanto preparar a pele para aplicar a maquiagem é removê-la de maneira adequada. Há vários produtos com essa finalidade, como: loções (mais leves e indicadas para peles oleosas), cremes (textura mais oleosa, limpa e hidrata a pele) e óleos bifásicos (removem as maquiagens à prova d’água, que são mais difíceis de serem removidas). Consulte o seu dermatologista sobre qual é o mais apropriado para o seu tipo de pele.
Pés
Os pés também sofrem com o agito da folia. Não use sapatos apertados ou desconfortáveis e evite esfoliar os pés nesse período, pois a pele mais fina favorece o aparecimento de calos. Use pomadas à base de cânfora ou mentol.
Alimentação
Capriche na refeição do café da manhã. “Uma refeição bem equilibrada e nutritiva, com proteínas, carboidratos, suco e leite antes da folia, garante energia para o dia e também ajuda a evitar as consequências do consumo do álcool. Para os momentos de agitação, o ideal é consumir uma barrinha de cereal, um sanduíche natural e uma fruta, que são opções bem leves. Cuidado com a procedência dos alimentos consumidos na rua”, alerta a dermatologista Alessandra de Melo.