A Ufes voltou a recomendar o uso de máscaras nos espaços fechados com aglomeração de pessoas nos espaços da Universidade. Segundo portaria assinada nesta quinta-feira pelo reitor, Paulo Vargas, trata-se de uma medida “de prevenção e controle da covid-19“.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
A portaria também tornou obrigatório o uso do equipamento de proteção individual por pessesoas que apresentarem sintomas de resfriado ou síndrome gripal, pessoas imuno9ssuprimidas, idosos, gestantes e com comorbidades, além daquelas que tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados da doença.
Ainda segundo informações divulgadas pela Ufes, as medidas foram adotadas a partir das recomendações do Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE/Ufes).
O COE levou em conta o aumento dos indicadores epidemiológicos da covid-19 no Espírito Santo, no Brasil e também em outros países, principalmente diante da circulação de novas subvariantes do coronavírus, como a BQ.1.
Também foram consideradas as notificações emitidas pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa,) pela secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, e pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Para a coordenadora do comitê, Leila Massaroni, o momento requer atenção.
“Neste momento, o uso de máscaras em ambientes com aglomeração de pessoas se torna novamente necessário, como medida de prevenção. Reforçamos também a importância de que todos completem seu esquema vacinal, com especial atenção às doses de reforço, conforme orientações das autoridades sanitárias, e mantenham o cuidado com a higienização das mãos, com álcool 70% ou água e sabão”.
Obrigatoriedade do uso de máscaras
A portaria publicada nesta quinta reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades sanitárias por estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação que atuam em:
– Locais de estágio;
– Unidades hospitalares e
– Unidades de saúde e ambulatoriais de acordo com a Resolução nº 22/2022; e por trabalhadores que exercem atividades de assistência à saúde, conforme a Portaria nº 061-R/2022-SESA.
Casos de covid no ES aumentam oito vezes em três semanas
O número de casos positivos de covid-19 no Espírito Santo vem apresentando ritmo de crescimento contínuo, segundo Nésio Fernandes, secretário de Estado da Saúde. Nas últimas três semanas epidemiológicas, aumentaram 8 vezes.
Em uma publicação feita no Twitter no fim da noite desta quinta-feira (17), entre os dias 30 de outubro e 17 de novembro, o número total de casos saltou de 328 na semana epidemiológica 44, para 2.661 na semana epidemiológica 46.
Médicos e especialistas da área da saúde acreditam que esse aumento está relacionado ao surgimento de novas subvariantes da Ômicron, como a BQ.1.
De acordo com estudos iniciais, acredita-se que elas podem ser mais transmissíveis e resistentes às barreiras vacinais.
LEIA TAMBÉM: Como driblar a covid-19 na Copa? Veja cuidados ao reunir familiares e amigos