Acontece nesta sábado (19) o Dia D de vacinação contra o Sarampo em todo o Estado. A campanha nacional tem como objetivo vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade que ainda não foram imunizadas ou que estejam com o cartão de vacina incompleto.
No Espírito Santo, 493 salas de vacinas e dois shoppings vão participar da ação. O Ministério da Saúde enviou 37.854 mil doses de tríplice viral para a campanha que iniciou no último dia 7 de outubro e se encerrará na próxima sexta-feira (25).
Horário de atendimento
Em Vitória, a vacinação irá ocorrer em 29 unidades de saúde. O horário de atendimento é entre 8 e 17 horas. Na Serra, o atendimento acontece entre 7h30 e 16h30, em 39 unidades de saúde. Em Vila Velha, a vacinação irá acontecer em 15 unidades de saúde entre 8 e 17 horas. Em Cariacica, que terá atendimento entre 8 e 16 horas, o atendimento será em 19 postos.
Para ajudar na campanha, a ação também ocorrerá em dois shoppings de Vila Velha: Boulevard e Praia da Costa, no horário das 10 às 21 horas.
Meta de 95%
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, explica que o Dia D é uma oportunidade para os pais ou responsáveis levarem seus filhos aos postos de vacinação, uma vez que alguns deles podem não ter tempo durante a semana devido ao trabalho.
A expectativa do Estado, segundo Danielle Grillo, é atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde em 95% da cobertura vacinal, de forma homogênea, do público-alvo. A coordenadora pontuou que as crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções de ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.
Dados Sarampo
A Sesa registrou este ano, até desta quinta-feira (17), um total de 253 notificações de casos suspeitos de sarampo no Espírito Santo. Desses, 203 casos foram descartados, dois foram confirmados e 48 seguem em investigação.
De acordo com o novo boletim epidemiológico da doença divulgado na tarde desta quinta-feira (17) pelo Ministério da Saúde, o Brasil registrou 6.192 casos confirmados de sarampo em 20 estados, nos últimos 90 dias.
O sarampo é transmitido por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.
Balanço Campanha
Na primeira semana de campanha, de 7 a 14 de outubro, foram aplicadas, segundo a coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunoprevenívei, 4.877 doses da vacina em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade que ainda não tinham sido imunizadas ou que estavam com o cartão de vacina incompleto.
Neste mesmo período, o Estado apresenta como cobertura vacinal para Rotina D1 tríplice viral (crianças de 1 a 4 anos), 105,23%; Rotina D2 tríplice viral (crianças de 1 a 4 anos), 82,11%; e para intensificação Dose Zero tríplice viral (crianças de seis a 11 meses de idade), 71,82%.
Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que teve início no último dia 7 de outubro, é voltada ao público infantil e promovida pelo Ministério da Saúde em conjunto com as secretarias de saúde estaduais e municipais, a campanha acontece de forma seletiva, com o objetivo de vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade que ainda não foram imunizadas ou que estejam com o cartão de vacina incompleto.
Meningite C e HPV
Paralelamente à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, voltada ao público infantil, o Espírito Santo tem ofertado vacinas contra a Meningite C e HPV para crianças e adolescentes, visando a aumentar a cobertura vacinal deste público-alvo.
Durante o Dia D, neste sábado, também haverá a intensificação de vacinação contra ambas as doenças. A vacinação de reforço contra meningite C na adolescência visa a garantir a proteção direta nessa fase da vida, além de diminuir estado de portador. Em relação à vacina de HPV, ajuda na diminuição de incidência de cânceres em ambos os sexos
A vacina contra a Meningite C está disponível para meninos e meninas de 11 anos a menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e a vacina HPV para meninos de 11 anos a menores de 15 anos e meninas de nove anos a menores de 15 anos.