Saúde

Unidades de saúde de Linhares reforçam ações de prevenção contra a Aids durante este mês

As ações serão reforçadas ao longo de todo o mês de dezembro e tem como símbolo o laço vermelho, que foi escolhido devido à ligação ao sangue e à ideia de paixão

Foto: Divulgação/ Internet

O mês de dezembro será de combate à Aids nas 34 unidades de saúde de Linhares, ampliando o significado do Dia Mundial de Luta contra essa doença, comemorado no dia 1º. de dezembro. 

Em Linhares, atualmente, cerca de 1.250 mil pessoas são acompanhadas pelo programa no controle do HIV positivo. O paciente recebe tratamento especializado, pode fazer exames e ter aconselhamentos. “Neste mês intensificamos a prevenção em todas as unidades de saúde, mas esta é uma campanha que realizamos durante todo ano, incentivando às pessoas a realizarem exames de HIV e, também, de hepatites virais e de outras doenças sexualmente transmissíveis”, reforçou o diretor do Naps, Itamar Teixeira

Jovens e adultos

Itamar destacou ainda que os jovens e adultos na faixa etária de 25 a 50 anos estão no topo das ocorrências em Linhares. A equipe de assistência é composta por médicos (infectologistas, clínicos, pediatras, ginecologistas e proctologistas), enfermeiros, psicólogos, dentistas e assistentes sociais.

“Quem escolhe fazer o tratamento da Aids aqui consegue uma sobrevida normal. O problema é quando o paciente abandona o tratamento e, em consequência, fica debilitado por causa de doenças oportunistas que podem levar à morte”, ressaltou o diretor.

Tratamento

As 34 unidades de saúde de Linhares estão aptas a oferecer exames e tratamento devido para as IST´s, podendo, inclusive, realizar testes rápidos para diagnóstico da sífilis, do HIV (que é o vírus da Aids) e das hepatites B e C, com a orientação necessária para a prevenção.

Dia D

Nesta quinta, dia 12, o Programa Municipal de IST/AIDS/HVBC, do Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde – Naps, da secretaria Municipal de Saúde, realiza o dia D de combate a doença o município. A ação terá início às 8 horas, na sede do programa, situado no antigo Hospital Talma, no bairro Colina.

Confira a programação:

Data: 12/12/2019

08h00 h – Abertura do evento com apresentação da Equipe do Programa IST/AIDS/HVBC

08h30 h – Palestra sobre HIV/AIDS: “Informação é Prevenção”, ministrada por Dr. Renato Zitenfeld Cardia, psicólogo e membro da equipe IST/AIDS/HVBC

09h00 – Coffee Break

09h30 – Testes Rápidos: HIV/Sífilis/Hepatite

Panfletagem

Orientações

11h30 – Encerramento.