Saúde

UPA de Vitória deve atender 19 mil pacientes por mês

Vitória deixará de ser a única capital do país a não ter uma UPA

Área_da_UPA_de_Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento de Vitória (UPA) foi autorizada no último sábado (5). Quando ficar pronta, a expectativa da prefeitura é que o espaço realize 19 mil atendimentos por mês.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a UPA de Vitória terá equipamento de grau 3 de suporte e atenderá pacientes com quadros de saúde agudos e crônicos, além de assistência inicial em casos de fraturas e pequenas cirurgias.

“Com a UPA, o desafio foi construir um projeto único no país, a partir do diálogo com a população. Vamos deixar de ser a única capital do país a não ter uma UPA para atender as pessoas”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Ele participou da solenidade ao lado da vice-prefeita Cris Samorini e da secretária de Saúde, Magda Lamborghini, dentre outros integrantes da administração municipal.

LEIA TAMBÉM:

UPA de Vitória: atendimento ininterrupto

Segundo Magda Lamborghini, a construção da UPA, que atenderá de forma ininterrupta, triplicará o número de atendimentos no município:

Estamos fazendo uma revolução na saúde em Vitória, com a implementação de projetos inovadores e eficientes que estão transformando a forma como a saúde é oferecida à população. A primeira UPA terá 10 consultórios e 35 leitos para pacientes em observação. Com isso, a capacidade de atendimento será triplicada, passando de 120 mil atendimentos/ano para 345 mil atendimentos por ano.

Segundo a Semus, o prazo para construção do projeto é de 540 dias e o orçamento previsto é de R$ 24 milhões.

A UPA ficará localizada na esquina da Avenida Vitória com a Rua Desembargador José Vicente, próximo ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas.

Unidade também terá atendimento odontológico

A estrutura contará com sala de vacina, sala de curativos, sala de eletrocardiograma, sala de raio X e duas salas de emergência. Também serão realizadas na unidade pequenas cirurgias e atendimentos odontológicos.

O serviço de atendimento será oferecido 24h, todos os dias da semana e atenderá não só moradores do município.