Saúde

Uso do desodorante é dispensável? Confira cinco substitutos

Especialista explica as causas do mau odor e se há substitutos confiáveis para os desodorantes tradicionais

Uso de desodorante
(Reprodução: Freepik)

Os bastidores do remake de Vale Tudo têm movimentado as redes sociais nos últimos dias, desde que um suposto desentendimento entre Bella Campos e Cauã Reymond veio à tona. Uma das reclamações da atriz, seria o odor das axilas do galã.

LEIA TAMBÉM:

A revelação fez com que uma entrevista do ator, concedida para o programa Vamos combinar (GNT), há mais de 10 anos, fosse resgatada, onde ele afirmava trocar o desodorante por talco.

Entretanto, apesar da polêmica e da entrevista antiga, em nova conversa com a equipe do Portal Léo Dias, Cauã revelou usar sim desodorante.

O Folha Vitória conversou com uma pessoa que deixou de usar desodorante, para utilizar o talco por alguns meses. Segundo ela, a troca foi necessária por ter alergia ao produto e o talco foi uma boa solução durante o período de uso.

Mas será que há substitutos eficazes para os desodorantes convencionais?

O que causa o mau odor?

Segundo Gabriel Ricas Rezende, dermatologista da Bluzz Saúde, o odor desagradável é chamado de bromidose e é causado pela decomposição do suor por bactérias encontradas na região:

Outras doenças podem causar odor fétido do suor, principalmente quando fora da região axilar, sendo o dermatologista o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento.

Ainda de acordo com ele, existem alternativas que ajudam no controle do odor axilar, como o talco, entretanto, algumas não apresentam a mesma eficácia que os desodorantes convencionais.

“É importante saber que para quem tem excesso de suor, dificilmente essas opções apresentarão um resultado satisfatório”, explicou.

5 substitutos para o desodorante tradicional

Para quem não sofre de excesso de suor, o dermatologista indicou cinco opções de substitutos. São eles:

Cristal de alúmen (pedra hume natural)

O cristal é uma alternativa natural com ação antibacteriana e antisséptica. Segundo o especialista, tem alta duração e é inodoro.

Bicarbonato de sódio

Usar bicarbonato de sódio pode neutralizar o odor, mas Gabriel adverte para seu potencial abrasivo. “Deve ser usado em pequena quantidade. O ideal é misturar com óleo de coco ou manteiga vegetal”, explica.

Óleo de coco com óleos essenciais (tea tree ou lavanda)

Possui ação antibacteriana e hidratante. Segundo Gabriel, o tea tree, em especial, combate as bactérias causadoras do odor.

Leite de magnésia

Quando aplicado com algodão, é muito eficaz contra o odor, apesar de não ser antitranspirante.

Desodorantes naturais prontos

De acordo com o dermatologista, muitas marcas oferecem fórmulas suaves, com ingredientes como argilas, manteiga de karité e óleos essenciais.

Como fazer a higienização da axila

Uma das maneiras de evitar o mau cheiro é fazer a higienização correta das axilas. Segundo Gabriel, há três passos essenciais neste processo:

  1. Tomar banho todos os dias a fim de manter uma boa higiene. Usar sabonete bactericida nessa região e depilar os pelos contribui para uma limpeza mais eficaz.
  2. Secar bem as axilas com uma toalha limpa e seca, já que a umidade favorece proliferação de bactérias.
  3. Esfoliar de forma leve, uma vez por semana, para remover células mortas.

Além disso, o dermatologista reforçou a importância do paciente procurar um médico especializado em casos onde o odor é persistente, para receber um tratamento especializado.