Todas as pessoas acima dos seis meses de vida podem receber a vacina contra o vírus da Influenza a partir desta quarta-feira (1º). A ampliação foi autorizada pelo Ministério da Saúde e vale para quem ainda não foi vacinado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Até então, a imunização contra a gripe acontecia para os grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e outros.
Para estes grupos no Espírito Santo, a cobertura vacinal está em 30,5%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, disse que a ampliação ocorre devido ao aumento de casos de infecções respiratórias e do estoque de doses.
“Alcançamos pouco mais de 30% do total dos grupos prioritários. A ampliação vem em boa hora, tendo em vista o período sazonal das doenças respiratórias. A vacinação ‘em massa’ vai contribuir para a redução dos atendimentos ambulatoriais e internações durante o período do outono e inverno, pois nesses períodos as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, facilitando a transmissão do vírus de uma pessoa para a outra”, disse.
Realizada todos os anos tradicionalmente entre os meses de abril e maio, em 2024 a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada e acontece desde março.
O Ministério da Saúde informou que a medida foi necessária devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
O principal objetivo da campanha é reduzir as complicações e até mesmo mortes decorrentes de infecções pelo vírus Influenza.
LEIA TAMBÉM: Superalimentos: eles existem? Conheça 8 itens que já receberam esse apelido