Saúde

Vacinação contra a dengue começa em fevereiro em 20 cidades do ES; veja a lista

Ao todo, 20 dos 78 municípios que compõem o Espírito Santo foram selecionados para iniciar a vacinação pelo Sistema Único de Saúde

Foto: Agência Brasil

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Esse é o grupo que será contemplado pelo Sistema Único de Saúde com a nova vacina contra a Dengue, a Qdenga. A faixa etária, segundo o Ministério da Saúde, concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas (a vacina não foi liberada pela Anvisa para esse grupo).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os critérios para a escolha das regiões contempladas com as doses das vacinas são três e foram acordados em conjunto com o MS, a Conass e Conasems, órgãos representantes das secretarias de Saúde dos estados e municípios. 

De acordo com a pasta, foram seguidas as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde. 

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes. Também foi levado em conta as altas taxas nos últimos meses.

MUNICÍPIOS SELECIONADOS PARA RECEBER A VACINA NO ES

1. Vila Velha 
2. Serra 
3. Cariacica
4. Vitória 
5. Guarapari 
6. Afonso Cláudio 
7. Viana 
8. Laranja da Terra
9. Fundão 
10. taguaçu
11. Santa Leopoldina
12. Domingos Martins
13. Santa Teresa
14. Venda Nova do Imigrante 
15. Santa Maria de Jetibá
16. Ibatiba
17. Brejetuba
18. Marechal Floriano
19. Conceição do Castelo
20. Itarana

521 municípios em todo o Brasil

Ao todo, no Brasil, 521 municípios foram selecionados para a vacinação contra a dengue pelo SUS. São 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

O esquema será composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A Qdenga, foi incorporada pelo SUS em dezembro do ano passado depois de passar por uma análise da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). A vacina é produzida pelo laboratório Takeda.

LEIA TAMBÉM: Receita caseira acaba com cabelos oleosos em 15 minutos: “Brilho natural”