A segunda-feira começa com mais uma etapa da imunização contra o vírus da Influenza. Os idosos com mais de 60 anos serão os imunizados nesta nova fase. A campanha acontece junto com a vacinação contra a covid-19, por isso quem foi vacinado contra o novo coronavírus, precisa respeitar o intervalo de 14 dias entre as duas vacinas.
No caso dos idosos acima de 60 que estão com a vacina contra covid-19 agendada, a orientação é para que a priorizem. Primeiro, é preciso se proteger contra o novo coronavírus, para depois garantir a imunzação contra vírus da gripe.
Diferente dos outros anos, por orientação do Ministério da Saúde, a imunização começou pelas crianças (de 6 meses a menores de 6 anos de idade), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Vacinação na Grande Vitória
Em todos os municípios da Grande Vitória, ´´e necessário agendar a imunização. Na capital e em Vila Velha, o agendamento pode ser feito virtualmente e começou neste sábado (08). Confira abaixo o esquema de vacinação em cada um dos municípios:
Vitória
O agendamento pode ser feito pelo no site agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória On-line. Até o momento, a Capital já vacinou 18.072 pessoas contra gripe.
Vila Velha
O agendamento deve ser feito no site da prefeitura. As doses serão administradas em cinco Unidades de Saúde: Ibes, Terra Vermelha, Vila Nova, Ulisses Guimarães e Ponta da Fruta. A administração municipal não disse o número de vacinados.
Serra
Os idosos poderão realizar o agendamento no site da Prefeitura, a partir de terça-feira (11). A prefeitura não informou quantas pessoas foram imunizadas.
Cariacica
A partir de segunda-feira (10), os idosos com mais de 60 anos e os professores devem fazer o agendamento no site https://vacina.cariacica.es.gov.br. No município já foram vacinadas, até o momento, 13.538 pessoas contra a influenza.
Entenda a vacina da gripe
A vacina aplicada na rede pública é a trivalente, ou seja, ela protege contra os 3 sorotipos mais comuns do vírus e é ofertada para quem faz parte dos grupos de risco.
Já a vacina aplicada nas clínicas particulares é a quadrivalente, ou seja, ela protege contra os 4 sorotipos mais comuns do vírus e é recomendada para qualquer pessoa que não tenha restrições vacinais.