Recentemente, o Ministério da Saúde reforçou a recomendação de vacina contra a febre amarela para quem mora ou vai viajar para o Sul e o Sudeste do país. De acordo com o órgão, os estados ainda registram coberturas abaixo da meta que é de 95% e, além disso, atualmente, há registro de circulação do vírus nessas regiões. Vale ressaltar que a orientação para pessoas que viajam para áreas onde a vacina é recomendada é de tomar a dose pelo menos dez dias antes da viagem.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), hoje, a cobertura vacinal de febre amarela no Espírito Santo é de 91,1%, entrando, em 2017, na área de recomendação de vacinação. Desde então, a imunização faz parte da rotina e está disponível para toda a população nas unidades de saúde dos 78 municípios.
Guarapari
Em Guarapari, a cobertura vacinal ainda está em 86%. Em nota, a prefeitura informou que pretende atingir os 95% e divulgou cronograma de vacinação das Unidades de Saúde do município:
Centro Municipal de Saúde – De segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
US Dr. Roberto Calmon – Segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 13h30
US Pedro Machado – Segundas e sextas-feiras, das 7h30 às 13h30
US de Reta Grande – Todos os dias. (A PMG não especificou horário)
US de Amarelos – Quintas-feiras, das 7h30 às 13h30
US de Meaípe – Quinzenalmente (A PMG não especificou dia e horário)
US de Setiba – Quintas-feiras, das 7h30 às 13h30
US de Jabaraí – Quintas-feiras, durante todo o funcionamento da unidade
US de Perocão – Quintas-feiras, das 7h30 às 13h30
US de Adalberto – Segundas- feiras, durante todo o funcionamento da unidade
Us do Caic – Terças-feiras, das 7h30 às 13h30
US de Todos os Santos – a vacina é aberta somente quando há demanda
Casos no ES
Em 2017, foram notificados 880 casos. Desses, 326 foram confirmados e 98 óbitos foram registrados. Em 2018, foram registradas 88 notificações de febre amarela com cinco casos confirmados e nenhum óbito. Neste ano, foram registradas oito notificações da doença e esses casos estão sendo investigados. Ainda não houve confirmação e óbito em 2019.
Público-alvo
O Ministério da Saúde informa que a vacina destina-se as pessoas de nove meses a 59 anos de idade que nunca tenham se vacinado ou sem comprovante de vacinação. Desde 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, de acordo com recomendação da Organização Mundial de Saúde e com base em estudos que asseguram que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.
* Com informações do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e da Prefeitura de Guarapari